Quanto vale seu Tempo? E sua Saúde?

É cada vez mais comum as pessoas reclamarem que não tem tempo para fazer exercício físico, para sentar e ler um livro com calma, conversar com os amigos, viajar, fazer coisas simples e prazerosas, pois estão muito atarefadas com o trabalho, são muitas responsabilidades e que precisam se dedicar para ter um retorno financeiro maior. A palavra de ordem é: maior produtividade = a mais dinheiro.

Não estou dizendo para ninguém desistir de lutar pelos seus sonhos “materiais”, que pode ser comprar um carro do ano ou ter uma casa/apartamento do jeito que você sempre desejou. No entanto, as consequências que o estilo de vida “moderno” está trazendo para a sociedade é muito séria.

Nessa busca desenfreada pelo tesouro perdido (parece que procuram o ouro escondido pelos piratas) as pessoas esquecem de cuidar da saúde. Vale citar a frase que escutei de uma aluna ” a gente trabalha tanto para ganhar dinheiro, mas não tem tempo para gastá-lo”.
As vezes, as mudanças apenas ocorrem quando literalmente se deparam com o médico na sua frente dizendo “se você continuar assim, não passará dos 40”.

Como na vida “moderna” a maior parte do dia está voltada ao trabalho, as pessoas sem “tempo” para se alimentar adequadamente, comem alimentos rápidos, normalmente fast food, que são ricos em gorduras, sal e açúcar, elevando o número de obesos e de pessoas com sobrepeso a cada ano. Esse ganho de peso aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver diabetes mellitus, problemas osteoarticulares, hipertensão, problemas respiratórios, etc…

Além da obesidade, que se transformou em uma epidemia mundial, temos a depressão que é considerada o mal do século XXI, afetando a cada dia um número maior de pessoas. Este é um problema sério porque, muitas vezes, a depressão pode estar associada a outras doenças como:

  • Euforia;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.

Mas a questão preocupante é o difícil diagnóstico dessas doenças, já que as pessoas não procuram um psicólogo ou um psiquiatra, pois ainda existe o conceito de que esses profissionais são “médicos que atendem loucos”.

Poderia listar outras consequências a saúde desse estilo de vida “moderno”, mas acredito que não seja necessário, pois a ideia desse texto é fazê-lo refletir sobre suas atitudes e que você tente responder a pergunta da foto “Quanto vale seu tempo? E sua saúde?”.

 

Alimente-se bem, faça exercícios físicos regularmente, leia mais, ria mais, cante, brinque, assista um filme, dedique um “tempo” do seu dia a você, a sua saúde e seu bem estar!!!

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.