Vitamina C para controlar a pressão

A pressão arterial elevada, ou hipertensão arterial, é um fator de risco importante para a doença cardiovascular. Felizmente, os pesquisadores identificaram medidas para ajudar a mantê-la dentro da faixa considerada saudável (90/60mmHg a 120/90mmHg). Uma destas medidas é suplementar os pacientes com vitamina C.

A vitamina C (ácido ascórbico) é um micronutriente essencial adquirido principalmente através do consumo de frutas, legumes, suplementos e bebidas. É um antioxidante solúvel em água que reduz o estresse oxidativo e melhora a função endotelial através de efeitos sobre a produção de óxido nítrico. O efeito anti-hipertensivo da vitamina C foi a hipótese do estudo, uma vez que já em 1946 muitas pesquisas em humanos demonstraram essa qualidade do nutriente.

Estudos observacionais têm mostrado uma associação inversa entre as concentrações plasmáticas de vitamina C com a pressão arterial (PA), apresentando uma justificativa para os ensaios que avaliam essa relação. O American Journal of Clinical Nutrition realizou uma revisão sistemática e meta-análise de 29 estudos randomizados e controlados para determinar os efeitos da suplementação de vitamina C na PA em adultos. A duração média do estudo foi de 8 semanas e a dose mediana de vitamina C utilizada foi 500mg/dia.

Para todos os participantes, a suplementação com a vitamina C diminuiu a pressão arterial sistólica e diastólica em 3,84 e 1,48, respectivamente. Para os participantes com hipertensão, a suplementação reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 4,85 e 1,67, respectivamente. No entanto, os ensaios incluídos na meta-análise eram pequenos e os efeitos heterogêneos não foram significativos.

Em resumo, a meta-análise sugere que a suplementação de vitamina C pode ter um papel útil na redução da PA. Embora estudos adicionais sejam necessários, projetados com grande amostra e com atenção à qualidade da avaliação da PA, recomenda-se utilizá-la como preventivo ou adjuvante a terapia anti-hipertensiva.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.