A sensibilidade e a intolerância ao glúten podem manifestar-se muito mais do que apenas os sintomas de síndrome de intestino irritável (SII) e problemas de estômago. É por isso que os médicos são mais propensos a rejeitar a ideia de que você ainda tem isso, porque se eles não ouviram falar dos problemas digestivos como a sua queixa principal, então deve haver mais alguma coisa.
A intolerância ao glúten se enquadra em duas categorias; doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca. Mas como você pode dizer ao médico se você está ou não com intolerância ao glúten? Algumas pessoas têm sintomas intestinais depois de comer alimentos que contenham glúten, mesmo que elas não tenham a doença celíaca.
8 sintomas chocantes de sensibilidade ao glúten
Agora que você conhece os principais sintomas, este é o lugar onde as coisas podem ficar complicadas, porque muitos destes sintomas podem ser comuns em outros problemas de saúde. É por isso que o diagnóstico de sensibilidade ao glúten pode ser uma difícil questão para algumas pessoas.
Se você acorda cansado, mesmo depois de dormir bem, e você passa sua manhã se sentindo lento, o glúten pode ser o culpado. Este é um resultado da interferência do glúten com seus padrões naturais de sono. Isto significa que não importa o quanto você durma, seu corpo não terá o verdadeiro descanso por causa do efeito do glúten.
Visto que a intolerância ao glúten atrapalha a absorção dos alimentos e danifica o revestimento do intestino, ela pode causar alterações de humor devido aos níveis de açúcar instáveis no sangue. Ela também pode interferir na produção da hormônio, causando irritabilidade, agitação, depressão e ansiedade.
Dependendo do nível de intolerância, você pode sofrer de um ou de ambos. A “confusão mental” é um caso onde você tem problemas para se concentrar ou pensar enquanto as enxaquecas podem ser intensas e debilitantes. Estes sintomas podem levar à depressão e irritabilidade.
Este é de longe o sintoma mais comum de intolerâncias ao glúten, especialmente a celíaca. Quando você consome glúten, ele dispara uma reação alérgica em seu estômago, o que faz com que seu trato gastro-intestinal torne-se irritado, e produza muco excessivo. Isto pode causar uma grande variedade de sintomas digestivos, tais como distensão abdominal, cãibras, náuseas, vômitos e diarreia, embora os sintomas variem de pessoa para pessoa.
A queratose pilar, ou “pele de galinha” pode se formar na parte de trás de seus braços e geralmente é causada por uma deficiência de vitamina A e ácidos graxos causado por um intestino danificado pelo glúten, o qual é incapaz de absorver nutrientes.
Diferentes problemas hormonais podem ocorrer como resultado de uma intolerância ao glúten. Uma pesquisa está atualmente analisando a possível relação entre esta intolerância e a síndrome dos ovários policísticos, síndrome pré-menstrual e fertilidade. Acredita-se que se alguém tem problemas com o glúten, que essas questões poderiam piorar, especialmente quando o glúten for consumido.
Devido a inflamação e a exposição prolongada ao glúten poderem colocar o corpo em alerta elevado, as doenças auto-imunes frequentemente se desenvolvem em pessoas que são intolerantes ao glúten. Estas doenças incluem o lúpus, psoríase, artrite reumatoide, colite ulcerativa, esclerodermia, tireoidite de Hashimoto e esclerose múltipla.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…