Quando perguntamos a uma pessoa qual a razão do seu sobrepeso, ouvimos na maior parte dos casos que a comida ajuda a controlar a sua ansiedade. Sim, os alimentos normalmente possuem essa função de “aliviar ” a nossa mente nos momentos de tensão. Descontamos na comida nossos problemas, alegrias, frustrações e emoções em geral.
O ato de comer traz a sensação de controle sobre a vida e sobre si. O problema é que na maioria dos casos, quanto mais comemos, mais aumentamos esse ciclo vicioso de comida como “consolo” ou como “premiação. O resultado todos sabemos, a balança costuma mostrar em números o mal que causamos em nós mesmos.
E COMO SAÍMOS DESSE CICLO?
Não é simples, muitos não conseguem ou não querem. Para muitos essa é uma zona de conforto, acham que esse é seu “porto seguro”. Comer o que o que desejar, na quantia que desejar, traz felicidade, como abandonar esse processo?
Como psicóloga, acredito que o grande mal do século é o pouco que olhamos para nosso eu interior, não prestamos atenção no que sentimos, não traçamos objetivos, somos levados pela rotina diária e deixamos para trás nossas vontades, passando a existir ao invés de viver.
Convido você a experimentar um novo estilo de vida, no qual você também irá comer mas avaliando cada alimento. Você ainda terá o controle, mas pensará duas vezes antes de colocar algo na sua boca. Com o tempo, sentirá tudo a sua volta melhorando, inclusive sua saúde, seu humor, sua pele, seu cabelo, sua disposição, seu sono, sua imunidade, etc. Existe uma variedade de alimentos saudáveis e saborosos ao nosso alcance e não será tão difícil como imagina.
Assim como você escolhe com cautela a roupa que irá usar, comece a escolher o alimento que está colocando dentro do seu organismo. Se valer a pena, coma. Se for somente por gula, controle-se ou opte por alguma opção mais saudável. Os alimentos bons trazem inúmeros benefícios para sua saúde; os alimentos ruins farão o oposto disso. Não há nada que não seja absorvido pelo organismo.
É possível comer de maneira limpa e sentir o mesmo prazer no dia a dia. Se não conseguir sozinho, procure ajuda. Os seus problemas, frustrações e emoções, não possuem raízes impossíveis de alterar. Tudo que fazemos tem uma explicação, todo comportamento tem alguma estrutura mental, mesmo que seja inconsciente. A ansiedade existe, está presente, mas pode ser analisada, trabalhada e transformada.
Seja forte, tudo na vida é uma questão de escolha…
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…