Acabe com as Desculpas para não Treinar

Assim como aderir a uma dieta, começar a praticar exercícios físicos com seriedade pode ser um desafio.

Não faltam motivos para, logo no começo, pular um dia de exercícios. Pode parecer sem importância, mas quebrar a sequência dos treinos pode levar você a desistir.

“Ficar muito tempo longe da malhação pode desanimar mais ainda, trazer prejuízos à saúde e, consequentemente, diminuir a qualidade de vida”. Veja as desculpas mais utilizadas para faltar no treino e encontre soluções para cada uma delas.

 

Culpar o clima

 

Essa desculpa é comum, principalmente, para quem pratica atividades físicas em locais abertos. Ficar esperando o tempo melhorar pode fazer você perder a sequência do treino, prejudicando as suas metas. “Mudar o horário do treino pode ser uma boa opção para aqueles que treinam bem cedo ou à noite. Nesses horários, a temperatura tende a ser mais extrema”. Nas épocas do ano em que a temperatura é mais elevada, a mudança de horário também é indicada. Mas o período que deve ser evitado é das 10 às 16 horas , já que o sol é mais forte nesse horário.

 

Falta de tempo

De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA) e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM), não é preciso separar muito tempo para os exercícios o importante é manter um programa de treinos diários. “Estudos comprovam que 30 minutos de atividade física por dia já traz benefícios para a saúde. Por isso, converse com o seu professor para montar um treino menos extenso”.

 

Dores musculares

 

Quando um exercício novo é colocado na planilha de treino, ou até mesmo quando a carga é aumentada, é comum sentir dores musculares. “Essa dor é decorrente de microlesões musculares que podem ocorrer após exercícios de contração ou alongamento intenso. Quando a pessoa está com esse dor, ela deve descansar o músculo por, aproximadamente, um dia”. Mas isso não quer dizer que não se deve treinar. ?Basta treinar outro grupo muscular até que a dor passe.

 

Não tenho companhia

Muitas pessoas dizem que não praticam exercícios físicos porque não têm companhia de conhecidos durante o treino. Mesmo que você não tenha conhecidos que gostem de praticar atividades físicas, treinar com frequência pode melhorar o seu convívio social e ajuda a fazer novos amigos.

No entanto, pessoas que praticam exercícios em grupo não devem depender de seus amigos, já que cada um tem um grau de comprometimento. O mais importante é encontrar alguma atividade física que dê prazer. Sendo ela feita sozinha ou não, fica mais difícil desistir”.

 

Não gosto de academia

A academia não é o único lugar onde é possível fazer atividades físicas. Quem não gosta do ambiente da academia pode apelar para parques ou outras áreas onde seja possível encontrar mais praticante. “É fácil encontrar grupos de exercícios em ambientes abertos”.

Nesses grupos, é possível até encontrar orientação sobre atividades que reúnam três modalidades essenciais do treino: exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.

 

Amanhã faço em dobro

 

Outro desculpa bastante comum é sempre deixar para o treino para o dia seguinte. Além de desmotivar, deixar todo o treinamento para um só dia sobrecarrega os músculos, o que pode levar a lesões. “O treino rende mais quando é feito com periodicidade. Deixar o exercício acumular só prejudica o treino”.

 

Já passei da idade

 

“De jeito nenhum a idade pode ser usada como desculpa. Hoje, podemos encontrar com facilidade pessoas com mais de 80 anos fazendo atividades físicas semanalmente e mantendo uma excelente qualidade de vida”. O único cuidado que deve ser tomado é o de sempre ter um profissional credenciado para fazer as orientações sobre os tipos mais indicados de exercícios.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: