Acupuntura demonstrou ser uma alternativa segura e eficaz para os Analgésicos

Um recente estudo publicado no MJA revelou que a acupuntura pode servir como uma alternativa segura e eficaz para medicamentos para aliviar a dor para pacientes que chegam à sala de emergência de um hospital. Como parte do estudo, uma equipe de pesquisadores liderada pelo Royal Melbourne Institute of Technology em Melbourne, Austrália, examinou 528 pacientes com dor lombar aguda, enxaqueca ou entorses de tornozelo que foram levados às salas de emergência de vários hospitais entre janeiro de 2010 e dezembro de 2011.

 

Os participantes que classificaram seus níveis de dor como quatro em uma escala de 10 pontos receberam três tipos de tratamento, os quais envolveram a acupuntura isoladamente, a farmacoterapia isolada ou a combinação de ambos tratamentos. O estudo revelou que menos de 40 por cento dos pacientes em todos os grupos de tratamento relataram reduções significativas na dor após uma hora de tratamento, enquanto mais de 80 por cento continuaram a ter uma classificação de dor nível quatro. No entanto, a equipe de pesquisa observou que a maioria dos pacientes avaliou suas terapias como aceitáveis ​​após um período de tratamento de 48 horas. De acordo com o estudo, quase 83 por cento dos pacientes do grupo da acupuntura disseram que repetirão o tratamento, em comparação com apenas 78,2 por cento no grupo de farmacoterapia e 80,8 por cento no grupo de tratamento combinado.

 

“Embora a acupuntura seja amplamente utilizada por profissionais em ambientes comunitários para tratar a dor, ela raramente é usada nos departamentos de emergência hospitalar. Os enfermeiros da emergência e os médicos precisam de uma variedade de opções de alívio da dor ao tratar os pacientes, levando em conta as preocupações em torno dos opioides, como a morfina, que trazem o risco de dependência quando usada a longo prazo. Nosso estudo mostrou que a acupuntura é uma alternativa viável, e seria especialmente benéfica para os pacientes que não conseguem tomar medicamentos para aliviar a dor por causa de outras condições médicas. Mas é claro que precisamos de mais pesquisas em geral para desenvolver melhores abordagens médicas para o gerenciamento da dor, já que o estudo também mostrou que os pacientes inicialmente permaneceram com alguma dor, independentemente do tratamento que receberam“, disse o principal pesquisador, Marc Cohen, ao Science Daily.

 

“Alguns departamentos de emergência australianos já oferecem acupuntura quando a equipe treinada está disponível, mas são necessários mais estudos sobre formas de melhorar o gerenciamento da dor em geral nos departamentos de emergência e o papel potencial para a acupuntura nisso. Precisamos determinar as condições mais sensíveis à acupuntura, a viabilidade de incluir o tratamento em situações de emergência e o treinamento necessário para médicos ou pessoal de saúde aliado“, afirmou o Professor Cohen em um artigo separado ao Daily Mail.

 

Mais estudos atestam como a acupuntura alivia a dor

 

O estudo recente foi apenas uma das muitas pesquisas que indicam a eficácia da acupuntura no tratamento da dor. De fato, uma meta-análise publicada no ano passado pela Mayo Clinic Proceedings revelou que a acupuntura foi uma das outras práticas de saúde complementares que mostraram resultados favoráveis ​​no alívio da dor comum. Para realizar a análise, uma equipe de pesquisadores do National Center for Complementary and Integrative Health do National Institutes of Health analisou 105 ensaios controlados randomizados com base nos EUA e tratamento identificado que abordou uma ou mais das cinco condições dolorosas, incluindo dor nas costas, osteoartrite e dor no pescoço, bem como fibromialgia, dores de cabeça severas e enxaqueca.

 

A equipe de pesquisa descobriu que a acupuntura foi altamente eficaz no tratamento da dor nas costas. O estudo também revelou que o tratamento alternativo pode ser usado para aliviar a osteoartrite do joelho. Os resultados oferecem informações aos pacientes e aos prestadores de cuidados de saúde de que é necessário discutir abordagens não farmacológicas no tratamento da dor, concluiu a equipe de pesquisa.

 

Outro estudo publicado no US News Health mostrou que a terapia de acupuntura foi altamente eficaz para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida em pacientes com fibromialgia. De acordo com o estudo, os níveis de dores dos pacientes que receberam acupuntura apresentaram declínio médio de 41% em 10 semanas. Em contraste, aqueles que receberam um tratamento de acupuntura simulado tiveram uma redução de 27 por cento nos níveis das dores.

 

 

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®