Adicione mais Benefícios ao seu Whey Protein

Equipe de cientistas lituanos descobriu que a adição de cálcio, vitamina D e fibra alimentar prebiótica em bebida feita de soro de leite pode ter grandes benefícios para a saúde.

Liutkevičius e colegas descreveram como criaram – e testaram – duas versões diferentes de uma bebida à base de soro de leite. Enquanto ambas as versões tinham vitamina D e fibra alimentar prebiótica adicionadas, uma foi enriquecida com fosfato de cálcio, e a outra com lactato de cálcio.

 

O objetivo do estudo foi determinar o quanto os aditivos escolhidos com foco na saúde afetariam as qualidades ‘físico-químicas e sensoriais’ das bebidas, bem como quais os efeitos resultantes sobre a saúde dos voluntários.

 

Primeiramente, provadores profissionais – e depois, algumas pessoas não profissionais – julgaram o gosto e aparência de ambas as bebidas. Enquanto não encontraram nenhuma diferença significativa no apelo visual das duas fórmulas, a versão feita com fosfato de cálcio, após período de armazenamento, não resultou tão saborosa.

 

Desde que o sabor é muito importante, somente a formulação com lactato de cálcio foi oferecida a 30 voluntários contra uma bebida controle para testes adicionais. Como explicam os pesquisadores, é essencial que qualquer ‘bebida funcional’ tenha um bom sabor:  “Às vezes, os consumidores concordam em comprometer atributos sensoriais por outros benefícios percebidos, como o valor nutricional ou país de origem do produto. No entanto, se os atributos sensoriais do produto não atendem suas expectativas, é improvável que esse produto seja usado novamente. Hoje em dia, pode-se encontrar muitas opções de produtos funcionais com os mesmos ingredientes e o mesmo efeito sobre a saúde, de modo que as propriedades sensoriais dos produtos devem atender às expectativas dos consumidores a fim de incentivá-los a incluir os produtos em sua dieta”.

 

E sobre aquele efeito sobre a saúde? Após 21 dias consumindo a bebida, a análise de sangue dos voluntários mostrou uma diminuição significativa nos níveis do colesterol LDL (P <0,01) e concentrações de triglicerídeos (P <0,01) – alterações susceptíveis de gerar um impacto benéfico sobre suas vidas.

 

Este estudo de acesso aberto dá uma fascinante visão sobre a concepção e produção das atuais “bebidas funcionais”. Ele também mostra claramente alguns passos simples – como a escolha de uma determinada bebida – para melhorar a saúde.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: