Alimentação pode Agravar ou Evitar crises de Enxaqueca

 

Dor latejante na cabeça, náuseas, vômitos e até sensibilidade à luz são sintomas comuns da enxaqueca, que muitas vezes provocam faltas no trabalho, o cancelamento de compromissos importantes e até impedem momentos de lazer ao lado da família. Para alguns estudiosos, essa doença é mais incapacitante do que hipertensão arterial, osteoartrite e diabete. Atualmente, segundo pesquisa realizado pela Sociedade Brasileira de Cefaleia, 15,2% da população brasileira tem enxaqueca.
Apesar de acometer ambos os sexos, com crises que duram entre quatro e 72 horas, as mulheres são as mais afetadas, principalmente no período menstrual. No entanto, as causas da enxaqueca vão muito além de fatores hormonais, como predisposição genética, estresse, ingestão de álcool, alterações no sono, odores de perfumes e alimentação.

 

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS POR QUEM TEM ENXAQUECA

O estilo de vida é uma das principais causas de enxaqueca, principalmente para quem tem uma rotina extenuante e dorme poucas horas por noite. Mas a alimentação também desempenha papel decisivo. “Quem tem enxaqueca deve evitar frutas cítricas, pois são fontes de uma substância chamada octopamina que pode desencadear as crises. Além disso, é importante evitar leite e derivados, vinho, chocolate, cafeína [café e chá verde], aspartame, glutamato monossódico, alimentos gordurosos e amendoim. Em alguns casos, a retirada do glúten também pode ajudar na melhora do quadro”.

 

ALIMENTOS QUE PREVINEM E MELHORAM A ENXAQUECA

Ao mesmo tempo em que é preciso evitar alimentos que pioram a enxaqueca, também é recomendado priorizar o consumo de outros para combater o mal-estar, já que alguns alimentos possuem características que podem auxiliar na melhora das crises. “O gengibre possui ação anti-inflamatória e inibe a ação das substâncias inflamatórias que causam a dor. O ômega3 também possui esse efeito, mas deve ser consumido habitualmente através da alimentação ou de suplementos. A água de coco fornece minerais que também podem ajudar no controle da dor, por isso uma boa opção é consumir a água de coco batida com gengibre ou com gengibre em pó”.

 

 

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019