Alimentos e Bebidas que ajudam na Concentração

Dificuldade de se concentrar nas atividades diárias? Todos sabemos bem o que é isso, mas a boa notícia é que diminuir o ciclo de procrastinação pode ser simples e estar associado com a nossa dieta.

Acontece que, há alimentos e bebidas para ajudar a manter o foco sem deixá-lo se sentindo grogue mais tarde. Jen McDaniel, RD, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética americana, compartilhou alguns de seus hábitos comestíveis favoritos para maximizar a sua concentração:

1. Café + Canela

Cerca de duas a três xícaras diárias têm sido associadas a melhorias de longo e de curto prazo para a memória. O efeito pode ser reforçado acrescentando algumas pitadas de canela – um estudo de 2009 apontou que até mesmo o cheiro desta especiaria pode levar ao aumento das sensações alerta e diminuição da frustração.

 

2. Chá verde

Essa antigo chá contém L-teanina, um aminoácido que aumenta as ondas cerebrais alfa (semelhante ao que acontece quando você medita), que está associado com um equilíbrio entre a calma e a concentração

 

3. Café da manhã

É a refeição mais importante do dia. Dicas de McDaniel: aveia repleta de fibra e ovos fonte de proteínas. Eles oferecem um fluxo de energia constante, em comparação com alimentos processados, refinados, como flocos de milho, pães, ou barras nutricionais. Nem pense num donut ou você estará dormindo em sua mesa do escritório logo cedo.

 

4. Amoras

Não só as frutas de pigmento mais escuro como as amoras foram associadas com um risco reduzido de Alzheimer, mas alguns estudos mostram que comê-las pode realmente aumentar a concentração e a memória em até 5 horas mais tarde. Os antioxidantes aumentam o fluxo de sangue (e, portanto, de oxigênio) para o cérebro, tornando as tarefas mentais mais fáceis.

 

5. Chocolate preto ou cacau em pó

Foi comprovado que o chocolate amargo aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, e tão pouco quanto 28gr por dia pode ajudar a proteger contra a perda de memória relacionada com a idade. Bônus: o chocolate também estimula a liberação de certas substâncias químicas que transmitem prazer em seu cérebro chamadas neurotransmissores.

 

6. Água + limão

Estudos relatam que a desidratação pode não ser benéfica para a memória e o funcionamento do cérebro global, enquanto outra pesquisa encontrou que o aroma do limão melhora o desempenho em tarefas que exigem uma grande dose de concentração.

 

7. Beterraba

Esse vegetal de raiz é carregado com nitratos que são convertidos em nitritos no organismo, o que aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.

 

8. Chá de hortelã-pimenta

Mesmo sem cafeína, essa bebida saborosa pode animar o seu cérebro. Estudos descobriram que o cheiro de hortelã-pimenta está associado com a redução de ansiedade e fadiga e maior motivação e desempenho.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: