Conheça alguns alimentos que vão melhorar a sua qualidade de vida:
Aveia
É um cereal extremamente nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Quando em farelo, contém altos índices de betaglucana, fibra alimentar que ajuda a reduzir a absorção de colesterol pelo organismo. Seu consumo, no entanto, deve ser controlado, já que a aveia possui alto teor calórico.
Vinho Tinto
Contém resveratrol, ingrediente envolvido em mecanismos que promovem ação anticoagulante e estendem a vida das células. Além disso, também ajuda na proteção das artérias, o que é ótimo para pessoas com riscos de problemas cardiovasculares. No entanto, ao ser consumido em excesso, pode trazer problemas aos rins e ao fígado, além da dependência alcoólica. Por ser uma bebida doce e calórica, também não deve ser consumida com frequência por diabéticos ou pessoas que necessitam perder peso.
Azeite
Rico em ômega 9 e em um composto orgânico chamado esqualeno, protege contra doenças coronarianas e câncer, tendo ainda ação antioxidante e atuação sobre o sistema imunológico. Se não houver contraindicação médica, recomenda-se consumir de uma a duas colheres por dia. O azeite, porém, não é recomendado para frituras. Ao ser aquecido, ele perde algumas de suas propriedades. Dessa maneira, o melhor azeite é o extravirgem, obtido sem adição de nenhum produto químico ou aquecimento – os outros tipos são aquecidos.
Peixe
Fonte de proteína, rico em cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, com baixos níveis de colesterol e gordura. Peixes de águas profundas, como salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta também são ricos em ácido graxo ômega-3, que reduzem os níveis de colesterol sanguíneo e o risco de doenças cardiovasculares, além de terem efeito hipotensivo (reduzem a pressão arterial) e atuação antiinflamatória.
Espinafre
Rico em dois antioxidantes importante para os olhos (luteína e zeaxantina). Alguns estudos observaram que essas substâncias podem retardar a degeneração macular (lesão na área central da retina) e o aparecimento da catarata. Couve, milho, gema de ovo e frutas amarelas também possuem essas mesmas propriedades.
Brócolis
De acordo com alguns estudos, pode reduzir o risco de desenvolvimento de tumores, já que contém antioxidantes (isotiocianatos) com capacidade de proteger o organismo. Couve-flor, repolho, couve, agrião e rúcula também são ricos em isotiocianatos.
Alho
Tem ação antioxidante e bactericida, em grande parte devido à presença da alicina, uma substância derivada do enxofre e que dá o odor característico ao alho quando o mesmo é mastigado ou cortado.
Tomate
Diminui o risco de câncer de próstata por ser rico em licopeno, substância oxidante que ajuda a impedir e reparar danos às células. Dica: quando o tomate é aquecido, aumenta o aproveitamento do licopeno pelo nosso organismo, por isso, invista nos molhos vermelhos. Frutas como a goiaba e a melancia também são ricas em licopeno.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…