Queimação no estômago? Dor incômoda no alto da barriga? Estes são alguns sintomas da gastrite, que também pode vir acompanhada de enjoos e até vômitos.
A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago que é bastante comum e ao receber o diagnóstico, é necessário adotar algumas restrições alimentares, como por exemplo: evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles frutas ácidas, vinagre, café, frituras….
Mas assim como existem alimentos que agravam o quadro, existem outros que podem ser bons aliados: não agridem o seu sistema digestivo e ainda controlam a doença, podendo até ajudar a recuperar a ferida na parede do estômago.
Os chás dessas ervas são calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.
Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas que não agridem o estômago.
O suco de aloe vera, erva também conhecida como babosa, tem poder cicatrizante. Ou seja, ainda contribui na cura da ferida estomacal. O suco já é vendido pronto e 50ml ingeridos em jejum ou antes de dormir diariamente são suficientes.
Repor os lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite (sem elas, o tecido não se recupera). Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.
Quando cozida, a banana verde apresenta um amido resistente, definido como prébiótico. Essa substância funciona como alimento dos lactobacilos, mantendo-os vivos.
Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza – ao forno ou grelhados – e carnes vermelhas menos gordurosas – o que inclui patinho, coxão mole e lagarto – estão liberadas.
O suco que possui salsinha e couve é rico em clorofila, uma substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, itens necessários para a recuperação do estômago.
Consuma legumes e verduras – tanto no almoço quanto no jantar – mas lembre-se de refogá-los, já que folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago.
Embora o grão do feijão deva ser evitado por causa da fermentação que provoca, o seu caldo pode ser aproveitado. Além de ele ser facilmente digerido, você pode aproveitar os nutrientes que o feijão oferece e ainda matar a vontade, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…