Alimentos que Aumentam a Testosterona

A testosterona é um hormônio esteroide formado a partir do colesterol presente em maior quantidade no homem, mas importantíssimo na mulher também, apesar delas produzirem 20 a 30 vezes menos do que os homens.

O déficit de testosterona é uma causa para muitas doenças degenerativas. Os problemas de saúde relacionados á queda deste hormônio incluem depressão, doença arterial coronária, colesterol elevado, ganho de peso abdominal, déficit cognitivo, disfunção, fadiga imunológica e muitas outras patologias.

A secreção de testosterona começa a declinar nos homens a partir dos 30 anos. Já na mulher após a menopausa a produção total de testosterona cai drasticamente, mas continua sendo produzida em menor quantidade. Além disso, o anticoncepcional diminui a quantidade de testosterona livre.

Os níveis de testosterona costumam ser prejudicados por diversos fatores como sedentarismo, stress, tabagismo, consumo de álcool e acima de tudo a má alimentação.

 

COMO MELHORAR AS TAXAS DE TESTOSTERONA?

 

Carnes magras

Principais fontes de proteínas, as carnes magras são essenciais. Alcatra, filé mignon, maminha, fraldinha e baby beef são os mais indicados, sempre livres daquela capa de gordura e, de preferência, grelhados. Além do mais, as carnes magras também são fonte de zinco e contam com baixas taxas de gordura saturada, importantes para sintetizar a testosterona em nosso organismo.

Gorduras saudáveis

Alimentos como nozes, castanhas, azeitonas, amêndoas, azeite extra-virgem ou de oliva, linhaça, abacate e óleos vegetais como o de coco, são extremamente ricos neste ingrediente e devem ser consumidos em maior quantidade para aumentar a dosagem do hormônio masculino no organismo.

Frutas

Frutas são benéficas de diversas formas para nosso corpo. Maçã e banana, por exemplo, colaboram com a produção de zinco, elemento fundamental para síntese da testosterona. Já tomate, laranja, maracujá, limão, acerola e morango têm grandes quantidades de vitamina C em sua composição, um importante aliado da produção hormonal.

Verduras e legumes

Abóbora, pimentão, brócolis, repolho e couve são os vegetais mais indicados para incluir em uma dieta que pretende elevar os níveis hormonais masculinos. Esses alimentos contribuem para que as taxas de estrogênio – hormônio feminino – diminuam, evitando o acúmulo de gordura e impedindo que o crescimento muscular seja prejudicado.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: