Hoje vamos falar um pouco sobre a importância da prática dos exercícios de alongamento para as futuras mães…

Uma atividade de extrema importância para o bem-estar das gestantes de do seu bebê, Segundo Walker (2009), a realização de um programa regular de alongamento proporciona mudanças no corpo, principalmente nos músculos, aumentando a amplitude dos movimentos e reduzindo a tensão muscular geral.

Dentre os benefícios de um movimento com maior amplitude, encontra-se maior conforto para a realização de atividades rotineiras.

A prática de alongamento resulta também no aumento da força muscular, redução da dor pós-exercício, redução da fadiga, aumento da flexibilidade, melhora da postura, desenvolvimento da consciência corporal e melhora da coordenação.

O alongamento proporciona ainda maiores estímulos à circulação sanguínea e alívio do estresse. De acordo com o estudo de Martins e Silva (2005), tratamento da lombalgia e dor pélvica posterior na gestação por um método de exercícios, os exercícios de Stretching Global Ativo (SGA) – alongamentos excêntricos realizados por meio de posturas parcialmente estáticas – vem sendo uma das alternativas eficientes para a diminuição da dor lombar.

Gestantes submetidas a esse tipo de exercício relataram que a dor diminuiu ou cessou. Relataram também que o SGA ajuda na melhora da consciência corporal e na realização das atividades de vida diárias. Mulheres que já praticavam atividade física semanalmente, com duração de 45 minutos ou mais, apresentam menos riscos de dores na região lombar, embora o aparecimento de lombalgias seja muito comum no período gestacional. Nem sempre os tratamentos são cientificamente avaliados, sendo que, na maioria das vezes, a efetividade do exercício é o único parâmetro a ser seguido. Na maioria das vezes utilizamos os mesmos exercícios de alongamento para gestantes, porém esses devem sofrer adaptações conforme o tamanho da barriga.

Procure um profissional de educação física para prescrever com segurança os movimentos.

Mais uma dica para que sua gestação seja cada vez mais segura e livre de dores, pensando sempre no seu bem-estar e do seu bebê !!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referencias bibliográficas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 9, n. 2, p. 53-70, jul./dez. 2011 Exercício físico durante a gestação: uma prática saudável e necessária.

 

 

Carolina Pilegi

CREF: 066742-G/SP

 

 

 

 

 

 

 

 

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019