As cinco propriedades do mel não tão conhecidas
O mel tem sido o adoçante natural por excelência em tempos anteriores à expansão do açúcar pelo mercado, por volta do século 16. Seu sabor, textura e propriedades tornaram-no um alimento perfeito; o seu teor em minerais, vitaminas, aminoácidos e enzimas são incomparáveis a qualquer outro produto natural no planeta.Um alimento que podemos incorporar no leite, no pão ou torradas, frutas, dentre outros, com moderação, proporciona muitos benefícios. A Medciencia hoje traz algumas das peculiaridades desse alimento que talvez desconheças: |
1. É excelente para o tratamento da tosse
Quem já não foi recomendado balas de mel durante um resfriado ou tosse? Embora nenhuma prescrição seja necessária para o mel, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que ele é um potente emoliente, ou seja, ideal para combater a irritação tanto na boca quanto na garganta ao produzir uma película revestidora.
Os pesquisadores acrescentam que o mel de abelhas também tem um excelente desempenho comodextrometorfano, medicamento usado como supressor da tosse e para aliviar a irritação brônquica menor (que é a que aparece com o resfriado comum).
2. Pode ser usado para tratar feridas
O mel era o remédio mais difundido para combater infecções no início do século 20, depois gradualmente substituído pela penicilina. No entanto, o mel está recuperando espaço graças ao conhecimento dos pesquisadores sobre o seu mecanismo no tratamento de infecções da pele.
Devido as suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, ele é ideal no tratamento de feridas e já está sendo implementado nos laboratórios do Derma Sciences, nos EUA, onde estão usando o mel de Manuka em suas pesquisas.
Para se ter uma ideia do potencial do mel de Manuka, foi relatado clinicamente que este tipo de mel é capaz de matar até 250 tipos diferentes de bactérias, incluindo algumas espécies consideradas resistentes com outros tratamentos.
3. Melhora o nosso couro cabeludo
Os pesquisadores descobriram que um pouco de mel diluído em água morna ajuda a reduzir significativamente a dermatite seborreica, que é uma doença inflamatória da pele que pode causar prurido e caspa.
Os pacientes deixaram de sentir o desconforto e coceira em 1 semana, e uma semana mais tarde, o dano na pele estava completamente curado.
4. Aumenta a nossa reserva de energia
A partir de uma dieta saudável e equilibrada, nossas necessidades de energia devem estar supridas. No entanto, o mel pode funcionar como uma fonte de energia a longo prazo, antes ou após a realização de uma atividade física.
5. Reduz os sintomas da alergia
Com as mudanças sazonais nosso corpo enfrenta alérgenos que colocam em alerta nosso sistema imunológico e muitas vezes causam revezes. O mel artesanal, sem processamento, contém esporos coletados de vários tipos de plantas. Esses esporos ativam nosso sistema imunológico, em menor medida, e permitem o desenvolvimento de uma resposta eficaz a esses alérgenos.
Os especialistas recomendam a ingestão do mel artesanal, pelo menos, um mês antes da mudança de estação, para o nosso corpo desenvolver um mecanismo de reposta imune eficaz.