Os autobronzeadores são produtos geralmente compostos por uma substância chamada dihidroxiacetona (DHA) , que atua na camada mais superficial da pele, interagindo com a queratina e produzindo uma substância que promove a pigmentação da pele, dando a ela o aspecto de bronzeada.
A concentração de DHA presente nos autobronzeadores pode variar de uma marca para outra. Os mais concentrados promovem uma coloração mais rápida da pele porém devem ser usados com maior cuidado, pois podem manchar mais facilmente se não forem aplicados corretamente.
Os autobronzeadores não fazem mal à pele, são produtos seguros e podem ser usados tranquilamente ao longo de todo o ano. Eles garantem um bronzeado natural sem que seja necessário exposição solar.
Para que o paciente tenha um bom resultado estético, é importante aplicar o autobronzeador de maneira uniforme, para evitar que a pele fique temporariamente manchada ou com efeito artificial.
1) Esfoliar a pele antes de aplicar o autobronzeador. A esfoliação prepara a pele para que a aplicação do autobronzeador seja mais uniforme.Pode ser feita durante o banho e no corpo todo.
2) Passe o autobronzeador sempre com a pele seca. Evite aplicar com algumas partes da pele úmidas, pois nesse caso a aplicação pode não ser tão homogênea.
3) É muito importante usar luvas para espalhar o produto, isso evita que a palma da mão fique manchada ou amarelada.
4) Para evitar que as roupas fiquem manchadas, espere cerca de 20 a 30 minutos após a aplicação para se vestir.
5) Aplique sempre uma camada mais leve em áreas mais espessas da pele, como cotovelos, tornozelos, joelhos, para que o produto não se acumule mais nessas áreas
6) O ideal é aplicar o autobronzeador diariamente até atingir a coloração desejada. Depois disso uma nova aplicação pode ser feita em um intervalo médio de 5 a 7 dias, para manutenção do tom. Obs: esse intervalo pode variar dependendo do produto utilizado.
Atualmente encontramos várias marcas e tipos de autobronzeadores no mercado: em gel, creme, mousse, lenço e spray. A escolha vai depender de cada caso. A apresentação em lenço é prática para ser usada no rosto, por exemplo. Os produtos em cremes são mais hidratantes e indicados para pacientes com a pele mais seca. Já o spray tem uma rápida secagem e é prático para ser usado em áreas extensas como braços e pernas. Os autobronzeadores em gel são indicados para os pacientes que possuem a pele oleosa ou com tendência a acne. Os autobrozeadores em mousse tem um toque leve e também pode ser uma opção para quem prefere esse tipo de apresentação.
Vale lembrar que mesmo com a cor da pele mais bronzeada, o paciente não deve deixar de usar o filtro solar normalmente na sua rotina diária.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…