Benefícios do Kiwi para a Saúde

O kiwi é uma fruta originária na China e relativamente “nova” no Brasil, pois foi introduzida no país na década de 1970. A colheita do kiwi acontece entre os meses de abril a maio. É uma fruta rica em vitaminas C e E, que possuem excelente ação antioxidante. Além disso, é rica em fibras e minerais importantes para a saúde.
Existem diversas possibilidades de consumir o kiwi. Mas, apesar de fazer muito sucesso, a caipirinha de kiwi não é a melhor opção, já que o álcool possui alto valor calórico e elimina nutrientes importantes do organismo, por isso, prefira um suco de kiwi gostoso e refrescante.

PROPRIEDADES DO KIWI

O kiwi possui baixo valor calórico, cerca de 51 calorias em uma unidade média e 85% da sua composição é água. Por isso, a fruta é uma ótima opção para quem está de dieta. Confira outros benefícios do kiwi:

Antioxidantes: apresenta grande quantidade de antioxidantes em sua composição, importantes para prevenir o envelhecimento precoce e doenças provocadas pelo excesso de radicais livres, como câncer e doenças cardíacas.

Vitamina C: 100g da fruta possui cerca de 71mg de vitamina C, mais que o dobro da quantidade encontrada no limão e na laranja. A vitamina C é um poderoso antioxidante, além de atuar na produção do colágeno e no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e resfriados.

 Vitamina K: o kiwi também é rico em vitamina K, importante para a coagulação sanguínea, crescimento celular e ósseo e proteção do DNA contra mutações.

Vitaminas A e E: o kiwi apresenta boas concentrações dessas vitaminas lipossolúveis, que são poderosos antioxidantes e ajudam na prevenção de doenças.

Fibras: 100g de kiwi possui cerca de 3g de fibras, nutrientes que aceleram o trânsito intestinal, mantêm o intestino saudável e favorecem o processo de digestão. Por conter uma boa concentração de fibras solúveis, entre elas a pectina, auxilia na redução dos níveis de colesterol. As fibras também aumentam a sensação de saciedade, por isso o kiwi emagrece se consumido em uma alimentação equilibrada.

Clorofila: é responsável pela cor verde da fruta. Auxilia o fígado no processo de “limpeza”, eliminando toxinas. É aliada na perda de peso, pois ajuda a combater a retenção de líquidos no organismo, além de potencializar o sistema imunológico.

Potássio: é um nutriente essencial para a saúde. A carência desse nutriente pode levar ao desenvolvimento de hipertensão arterial, depressão, estresse e problemas digestivos. O kiwi é uma fruta rica nesse nutriente, pois 100g de kiwi possui 269mg de potássio.

Folato: o kiwi é uma fruta rica em folato, um nutriente importante na gravidez, pois previne problemas de má formação do feto. Além disso, o folato é importante para diversas reações bioquímicas no organismo, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Outro efeito interessante do kiwi foi demonstrado em um estudo realizado em 2011, em Taiwan, que mostrou que adultos com distúrbios de sono, após consumirem kiwi por quatro semanas, apresentaram melhora na qualidade do sono e redução da insônia.

COMO CONSUMIR KIWI

O kiwi é uma fruta versátil e de fácil consumo. Pode ser consumida in natura, mas também é uma ótima opção para receitas de sobremesa de kiwi, sucos, sorvetes e até combinado com pratos salgados.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: