Burpee: para que serve e como fazer o exercício

O burpee é exercício para melhora de condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória e emagrecimento. Além disso, o exercício é feito só com o peso corporal. Muito usado na modalidade Cross Fit, tem como objetivo não só fortalecer o abdômen, mas também os braços e as pernas, e ainda proporcionar uma elevação considerável da frequência cardíaca

Este amplo exercício une queima calórica e fortalecimento muscular. Neste caso, o fortalecimento do abdômen é resultado da necessidade de estabilizar o tronco principalmente durante a flexão de braço e o agachamento.

Como fazer o Burpee

O Burpee inclui três exercícios: a flexão de braços, o agachamento e um salto, nesta sequência.

Inicia-se o movimento realizando uma flexão de braço até encostar o peito no chão, em seguida flexiona-se o quadril na posição do agachamento e executa- se um salto. Em geral o número de séries varia de quatro (iniciante) a oito (avançado) e o número de repetições em cada uma delas de oito (iniciante) a quinze (avançado).

O exercício é mais avançado, tem alta intensidade e irá trabalhar tanto a parte muscular quando a aeróbica em conjunto. Para aproveitar ao máximo seus benefícios, primeiramente priorize o movimento, depois a velocidade e adeque a intensidade ao seu nível de condicionamento.

Atenção: o burpee deve ser feito com segurança, dentro dos limites individuais. Faça o exercício no tempo que conseguir e o número de repetições que for possível.

 

Benefícios do Burpee

Este exercício tem um alto índice de queima de calorias e trabalha a musculatura de todo o corpo. Os músculos trabalhados são:

  • Peitoral
  • Quadríceps
  • Glúteos
  • Panturrilha
  • Abdômen
  • Flexores do quadril
  • Lombar

Além disso, a prática do exercício pode auxiliar no aumento de massa muscular, na perda de peso, resistência cardiopulmonar e coordenação motora.

 

Recomendações

Qualquer um pode fazer este exercício, mas é necessário que exista aptidão física para realizar já que o exercício não é do mais simples. Embora nenhum equipamento de treino é necessário para praticar este exercício, é difícil de executar. Recomenda-se para obter uma consulta médica de seu médico com supervisão adequada para evitar qualquer lesão. Opte por pessoas as quais estejam devidamente qualificadas, sua segurança e saúde estão em primeiro lugar.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: