Analisando a velocidade de execução de um movimento, veremos que, na maioria dos casos, é subestimada no processo de treinamento e nem mesmo controlada.
Para o controle da velocidade de execução, devemos dividir o movimento em duas fases:
Geralmente, os movimentos são executados de forma “explosiva” em que as fases concêntricas e excêntricas não duram mais de um segundo cada, o que diminui o trabalho muscular independentemente da carga deslocada e aumenta o risco de lesões dos músculos.
O ideal reside em executar as duas fases com velocidades controladas. São preconizadas diversas formas para o balanço. O primeiro número representa o tempo para a fase concêntrica e o segundo para a fase excêntrica em segundos.
Nesses casos, os tempos normalmente utilizados são de 2-2 (dois segundos para a fase concêntrica e dois para a fase excêntrica) e 3 – 3, caso ambas as fases sejam executadas na mesma velocidade e caso deseje executar a fase concêntrica em maior velocidade, como no caso de treinamento de velocidade ou potência, os tempos utilizados devem ser 1 – 2 e 1 – 3.
Assim sendo, na elaboração de treinamento para hipertrofia, jamais a velocidade de execução deve ser subestimada pois o controle é um dos fatores decisivos ao processo de hipertrofia muscular e à minimização dos riscos de lesões musculoesqueléticas.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…