Câimbras, não!

Quem pratica corrida há algum tempo certamente já passou pelo desconforto de ter seu treino abruptamente interrompido por um dor intensa e súbita, que surge sem aviso. Ou pelo menos viu algum colega passar por isso. Trata-se da câimbra, uma dor forte provocada por prolongadas contrações involuntárias dos músculos. A possibilidade de que isso ocorra, aliás, é maior nos dias frios, quando a musculatura tende a ficar mais tensa. Mas é possível evitar câimbras quando corremos.

Em geral, as câimbras musculares aparecem justamente durante a prática de esportes, mas existem também as noturnas, que podem estar associadas à falta de algum nutriente ou, em casos mais raros, ser sintoma de alguma doença. Os membros mais atingidos são inferiores e, em muitos casos os espasmos são tão fortes chegam a ser visíveis.

Mas considerando que as câimbras mais comuns entre os corredores são mesmo aquelas que aparecem na hora do treino ou da prova, é bom saber que a causa é a sobrecarga do músculo. Mas a falta de água no organismo também pode ser responsável pelo quadro, uma vez que a desidratação favorece ou intensifica as contrações, enquanto a água ajuda no relaxamento das fibras musculares e dos tendões. Segundo a literatura médica, o problema é mais frequente em pessoas idosas, e em especial atletas, em razão do estreitamento das artérias causado por espécies de “placas” que impedem a irrigação dos membros e provocam as dores justamente no momento em que os músculos são mais exigidos. Problemas de saúde como diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas e desequilíbrios hormonais tornam as pessoas mais sujeitas a desenvolver episódios dolorosos de câimbras.

Na hora da aflição

Embora os episódios de câimbra sejam passageiros e normalmente terminem sem deixar vestígios, a intensidade da dor no momento da crise é grande. Algumas ações simples costumam abreviar o sofrimento:

Massageie. Alongar o músculo em espasmo e fazer movimentos circulares com as mãos para relaxar a região dolorida ajudam a trazer alívio.
Estique. Se for possível ficar de pé e tocar chão, melhor. Se não, sente-se no chão estique o joelho e estire a perna. Com as pernas esticadas, puxar os pés para trás para estimular a musculatura.
Esquente. O aumento da temperatura é importante no relaxamento muscular. Por isso é importante proteger o membro do frio o mais rápido possível. Água quente pode ser muito eficiente.

 

O que fazer para se prevenir

Hidrate-se. Beber água durante os exercícios é fundamental, mas também é importante não se descuidar da hidratação ao longo do dia, já que os músculos precisam de líquido para relaxar com maior facilidade.
Alongue-se. Não apenas antes e depois da prática física, mas também de manhã, ao acordar e à noite, antes de dormir.
Coma banana. A carência de nutrientes como potássio, cálcio ou magnésio na dieta pode ser a causa de quadros de câimbras frequentes. Pessoas hipertensas, que tomam diuréticos, por exemplo, tendem as geralmente perdem potássio. Uma banana por dia pode ser um jeito fácil de evitar o desconforto dessa dor repentina.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®