A hipertensão é perigosa por ser silenciosa, ou seja, na maioria dos casos não apresenta sintomas (eles só aparecem na crise hipertensiva, quando a doença já está instalada).
E, ainda, por ter uma relação estreita com doenças do cérebro e cardiovasculares.
Há evidências de aumento da população de hipertensos no Brasil, assim como do crescimento do número de mulheres com casos de pressão alta nessas últimas quatro décadas.
Estima-se que o Brasil tenha mais de 30 milhões de pessoas diagnosticadas com hipertensão e outras 12 milhões que não sabem que tem a doença.
Há várias causas para a hipertensão. Para compreendê-las, é preciso classificar a hipertensão em dois grandes grupos: primária e secundária.
A hipertensão essencial ou primária abrange maior grupo, chegando a mais de 90% dos casos, e ocorre quando um estilo de vida inadequado, favorece o aumento da pressão.
Já a secundária, que abrange somente de 5 a 10% dos casos, ocorre quando uma doença (endocrinológica, coronária, do sono ou tumoral, por exemplo), provoca a hipertensão.
Alguns casos de hipertensão primária podem ser curados a partir da adoção de um estilo de vida com hábitos saudáveis. A secundária, por sua vez, não tem cura, mas pode ser controlada.
Sedentarismo, aumento de peso corporal, ingestão excessiva de sal, cigarro, consumo de bebidas alcólicas e outras drogas, estresse e alguns medicamentos, além de história familiar, são fatores que causam a hipertensão primária.
Também o consumo de anticoncepcionais eleva a pressão.
Ao se tratar a hipertensão, o objetivo é prevenir lesões nos órgãos alvos da doença, que são cérebro, coração, rins e retina.
São eles os que mais sofrem com o aumento da pressão.
NO CÉREBRO, pode causar uma ruptura (acidente vascular cerebral hemorrágico) ou obstrução dos vasos (AVC isquêmico), que pode trazer sequelas graves e até óbito.
NO CORAÇÃO, pode causar hipertrofia muscular e dilatação, provocando paradas cardíacas e favorecendo doença isquêmica do órgão e insuficiência cardíaca.
NOS RINS, pode levar à insuficiência renal crônica, fazendo a pessoa depender de diálise.
NA RETINA, pode causar déficit de visão, ao lesionar seus vasos.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…