Categorias: NovidadesSaúde

Como a alimentação equilibrada pode desacelerar o processo de envelhecimento

O estudo e o conhecimento do processo de envelhecimento ganhou interesse considerável nos anos recentes.

Agora, mais do que nunca, existe um interesse crescente em se identificar os fatores que levam a um retardo deste processo, de forma a prolongar o período de características juvenis e mantê-lo por um longo tempo.

A alimentação, desde que nutricionalmente adequada, exerce papel fundamental no retardo do processo de envelhecimento, na melhora da performance mental e física, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e na resistência às doenças (melhora do sistema imunológico).

Se homens e mulheres soubessem se alimentar corretamente, certamente chegariam à vida madura em plena forma física e mental e atingiriam os 90, 100 anos com disposição e saúde.

Tem sido reconhecido que os radicais livres e o stress oxidativo são fatores importantes na biologia do envelhecimento (contribuem para o surgimento de manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, ressecamento da pele, etc) e no desenvolvimento de muitas doenças degenerativas associadas à idade (enfraquecimento do sistema imunológico, catarata, arteriosclerose, artrite, doença de Parkinson, mal de Alzheimer, câncer, etc).

Uma dieta equilibrada, rica em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais, fornece ao nosso organismo nutrientes importantíssimos como minerais, vitaminas (beta-caroteno, vitaminas C, E, complexo B, ácido fólico, selênio, zinco, manganês, cobre, etc) e fitoquímicos (compostos fenólicos, licopeno, luteína, zeaxantina, etc) que atuam combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Por outro lado, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, carboidratos simples (produtos refinados como açúcar) e o consumo de bebidas alcoólicas são hábitos amplamente relacionados com o aumento da produção dessas substâncias danosas ao organismo.

Contudo, quando a alimentação do dia a dia é deficiente a ponto de não ser capaz de proporcionar ingestão suficiente de todos esses componentes alimentares, torna-se necessário a incorporação de complementos/suplementos alimentares – fortificados ou enriquecidos – ao plano alimentar diário.

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019