A flatulência é uma sensação desconfortável que ocorre quando há maior quantidade de gases no trato intestinal. Em alguns casos, os sintomas de gases intestinais são intensos e podem ser confundidos com dores por problemas cardíacos.
Os gases intestinais podem surgir por diversos fatores, como má alimentação, consumo de doces, excesso de alimentos fermentativos, intolerâncias alimentares, prisão de ventre e até ingestão de ar junto a refeição.
Os gases também são formados através do processo natural de digestão, pois as bactérias que colonizam o intestino metabolizam os alimentos. Caso o consumo alimentar seja baseado em uma dieta rica em fibras e alimentos naturais, como vegetais e cereais integrais, a produção dos gases é benéfica e contribui para a saúde das células do intestino. Já o elevado consumo de proteínas animais, alimentos industrializados e doces, por exemplo, pode causar um processo chamado disbiose, em que há maior quantidade de bactérias patogênicas, produtoras de gases fétidos.
Algumas condições específicas podem desencadear maior produção de gases, como intolerância à lactose, durante a gestação ou em idosos.
Certos alimentos podem aumentar a produção de gases em algumas pessoas, são chamados de alimentos fermentativos. São eles: agrião, alho, cebola, leite, repolho, leguminosas como o feijão, melancia, nabo, pepino, rabanete, vagem, acelga, brócolis, couve, pimentão, bebidas gaseificadas e muito açucaradas, como refrigerante, batata-doce, couve-flor, ovo, pimenta, condimentos e alimentos gordurosos. Esses alimentos flatulentos devem ser consumidos com moderação por pessoas que apresentem maior sensibilidade à produção de gases.
Algumas medidas simples podem ajudar a reduzir os gases. Confira:
O consumo de chá para gases pode ajudar na redução do desconforto. As melhores opções são os chás de erva-doce, camomila, hortelã e de funcho, que podem ser consumidos logo após a refeição.
Alguns alimentos, como mamão, gengibre e abacaxi, ajudam na digestão dos alimentos e podem ajudar na redução dos gases.
Evite consumir mais que dois alimentos fermentativos na mesma refeição, sempre observando se há algum sintoma relacionado ao consumo. Uma ótima dica para diminuir a formação de gases pelo consumo das leguminosas é fazer o remolho: antes de cozinhar, selecione as leguminosas e deixe de molho em água por 8 horas na geladeira. No dia seguinte despreze a água. Coloque uma nova água para cozinhe normalmente.
Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…