Como trabalham os nutracêuticos

Parecidos com os cosmecêuticos, que são uma mistura terapêutica de produtos cosméticos e farmacêuticos aplicados topicamente na pele para aumentar a beleza e prevenir o envelhecimento prematuro, os nutracêuticos referem-se a produtos semelhantes, tomados por via oral.

 

Hábitos alimentares inadequados e uma vida de trabalho estressante são fatores contribuintes muito importantes para doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, etc. Os nutracêuticos estão ganhando imensa popularidade nos dias de hoje para a prevenção de doenças, proteção do organismo e, ao mesmo tempo, na redução de efeitos colaterais de medicamentos. A filosofia por trás deles é o foco na prevenção, de acordo com um dizer atribuído ao médico grego Hipócrates: “Deixe o alimento ser sua medicina”.

 

O que são nutracêuticos?

O nome nutracêutico, inventado em 1989 por Stephen DeFelice, combina duas palavras, ou seja, nutrientes e produtos farmacêuticos. Significa qualquer produto derivado de fontes de alimentos e que proporciona valor nutricional extra, incluindo prevenção e tratamento de doenças potencialmente fatais, mas que é obtido farmacologicamente.

 

Categorias de nutracêuticos

 

1. Suplementos Nutricionais

Substâncias com valor nutricional estabelecido, tais como vitaminas (A, D, E, K, B1, B2, B3, B6, B12, ácido fólico e pantotenato de cálcio), sais minerais (cálcio, magnésio, zinco, ferro, crômio, iodo, etc.), aminoácidos, contidos na forma de cápsulas, géis, líquidos, etc.

 

2. Fitoquímicos ou suplementos à base de plantas

Suplementos contendo ervas ou botânicos como concentrados, como Aloe Vera (útil na cicatrização de feridas), óleo de prímula (útil no tratamento de eczema atópico), alho, ginseng, gengibre, chá verde (que é um excelente antioxidante e previne contra afecções cardíacas).

 

3. Suplementos dietéticos

Produtos destinados a suplementar a dieta e contendo um ou mais ingredientes, tais como prebióticos, probióticos, antioxidantes (Vit C, Vit E, caroteno, etc.) e enzimas.

 

Ao longo dos anos, os nutracêuticos têm atraído um interesse considerável. Eles são amplamente consumidos por pessoas para atrasar o relógio da idade biológica, na prevenção contra doenças potencialmente fatais, tais como diabetes, doença cardiovascular, hipertensão, doenças renais, certos tipos de câncer e infecções, bem como ajudar na manutenção do bem estar. Mais recentemente, foi descoberto seu papel na modificação de alergias, demência, obesidade e doença de Parkinson.

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®