A camu camu é uma fruta que contém surpreendente teor de vitamina C por 100g, em alguns casos esse teor chegou a 6g. Com o surgimento dessa fruta a acerola caiu para a segunda posição no ranking das frutas que são mais indicadas como fonte de vitamina C. Confira abaixo, um pouco mais sobre esse nova fruta e saiba quais são seus benefícios para a saúde.
Tanto as folhas, quanto as frutas são utilizadas como medicamento para tratar:
O alto teor de vitamina C do camu camu e suas propriedades têm sido estudadas em relação à pratica de esportes e fisiculturismo.
Ela está diretamente ligada à recuperação muscular, principalmente por ser antioxidante. Essa propriedade permite que as células da musculatura sejam protegidas dos radicais livres, dessa forma, o pós-treino será muito mais eficiente.
Além disso, a vitamina C está presente na formação do colágeno, que é responsável pelo fortalecimento dos tecidos, portanto, as chances de lesões durante o treinamento serão menores.
O ferro é importante para aumentar a força e performance nas atividades físicas. Graças à vitamina C do camu camu, a absorção do ferro será facilitada.
E, por fim, os hormônios esteroides, entre eles a testosterona, ajudam na disposição para os treinamentos. As propriedades do camu camu favorecem a formação e a liberação desses hormônios no organismo.
Por ser um aliado na construção do tônus muscular, o camu camu, com suas vitaminas, aminoácidos, minerais e outros nutrientes, pode ajudar na recuperação muscular, bem como no seu fortalecimento.
A elevada porcentagem de vitamina C presente na fruta fará o organismo produzir um aminoácido de nome L-carnitina. Esse aminoácido é responsável pela transformação da gordura em energia. Quanto mais esse aminoácido for produzido e estiver circulando em nosso sangue, mais eficiente será a queima da gordura.
O que se conclui é que o consumo insatisfatório de vitamina C está diretamente ligado ao acúmulo de gordura nos tecidos. É bem interessante começar a introduzir mais elementos ricos em vitamina C, entre eles, o camu camu.
Precauções e advertências
Não há estudos suficientemente seguros quanto ao uso de camu camu na gravidez e amamentação até o momento. Também pouco se sabe sobre os possíveis efeitos colaterais do camu camu em pessoas utilizando quimioterápicos.
Em ambos os casos, é imprescindível conversar com seu médico.
A fruta fresca poderá ser utilizada na forma de suco, bastando liquidificar 50 g de polpa para 1 litro de água. Adoce a gosto. Seu sabor é delicioso.
Quem encontrar dificuldades para comprar camu camu “in natura” poderá procurar por ela em cápsulas. Duas ao dia, uma pela manhã e outra à tarde, serão suficientes.
As pessoas que tiverem o privilégio de poder consumi-las frescas poderão consumir 100 gramas diárias, aproximadamente 12 frutinhas.
O camu camu é um fruto relativamente desconhecido, ainda difícil de ser encontrado, que precisa de maiores estudos em relação à suas potencialidades ainda não descobertas.
O que se sabe até hoje é que há muitos benefícios do camu camu para a saúde, pelo simples fato de ser a fruta com a maior concentração de vitamina C encontrada até hoje. Para quem quiser complementar sua dieta de vitamina C, de forma natural, essa é uma ótima opção.
Vamos esperar que a fruta se popularize em pouco tempo, e assim como a laranja, seja facilmente encontrada nas feiras e sacolões do país.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…