Correr machuca seus joelhos ou não?

Houve muito disse-disse sobre a associação ou não da corrida com a propensão à artrite, especialmente nos joelhos, mas uma nova pesquisa sugere que o atrito em solo pavimentado pode mesmo é proteger as suas articulações.

A osteoartrite do joelho (OA) é causada por ruptura da cartilagem, geralmente após uma lesão ou anos de stress. Faz sentido, então, que a corrida pudesse causar OA – afinal, seus joelhos precisam apoiar e estabilizar todo o seu corpo a cada passo.

Mas depois de estudar os hábitos de corrida e os sintomas da artrite de cerca de 2.700 homens e mulheres, os pesquisadores descobriram que os corredores regulares (ou aqueles que foram corredores em algum momento) eram 7% menos predispostos a desenvolver OA de joelho do que os não-corredores.

Isso é provavelmente porque quanto mais você corre, mais provável que você esteja com um peso saudável, afirma a autora do estudo Grace Hsiao-Wei Lo, MD. Pesquisas anteriores associaram altos IMC com OA, pois o excesso de peso coloca mais pressão sobre as articulações.

Isso não significa que você não deva correr se estiver acima do peso; você só precisa ter mais cuidado. Jordan Metzl, MD, um especialista em medicina esportiva do Hospital for Special Surgery, em Nova York, recomenda fortalecer os músculos ao redor do joelho e usar um rolo de espuma para aliviar a tensão após corridas. Na verdade, essas são boas sugestões para todos os corredores, independentemente do tamanho ou peso.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: