Houve muito disse-disse sobre a associação ou não da corrida com a propensão à artrite, especialmente nos joelhos, mas uma nova pesquisa sugere que o atrito em solo pavimentado pode mesmo é proteger as suas articulações.
A osteoartrite do joelho (OA) é causada por ruptura da cartilagem, geralmente após uma lesão ou anos de stress. Faz sentido, então, que a corrida pudesse causar OA – afinal, seus joelhos precisam apoiar e estabilizar todo o seu corpo a cada passo. |
Mas depois de estudar os hábitos de corrida e os sintomas da artrite de cerca de 2.700 homens e mulheres, os pesquisadores descobriram que os corredores regulares (ou aqueles que foram corredores em algum momento) eram 7% menos predispostos a desenvolver OA de joelho do que os não-corredores.
Isso é provavelmente porque quanto mais você corre, mais provável que você esteja com um peso saudável, afirma a autora do estudo Grace Hsiao-Wei Lo, MD. Pesquisas anteriores associaram altos IMC com OA, pois o excesso de peso coloca mais pressão sobre as articulações.
Isso não significa que você não deva correr se estiver acima do peso; você só precisa ter mais cuidado. Jordan Metzl, MD, um especialista em medicina esportiva do Hospital for Special Surgery, em Nova York, recomenda fortalecer os músculos ao redor do joelho e usar um rolo de espuma para aliviar a tensão após corridas. Na verdade, essas são boas sugestões para todos os corredores, independentemente do tamanho ou peso.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…