A corrida vem conquistando novos adeptos a cada ano, já que é uma atividade prática, de fácil execução, super importante para o processo de emagrecimento e de grandes benefícios cardiovasculares. No entanto, com esse aumento no número de corredores ocorreu também um grande aumento no número de lesões.

Segundo as pesquisas, dois em cada três corredores sofrem alguma lesão num período de um ano. Mas apesar das pessoas relacionarem essas lesões ao impacto que a corrida gera, poucas delas sabem que essa modalidade é uma das que gera menor sobrecarga ao nosso corpo: cerca de três vezes o peso corporal do praticante. Ou seja, a corrida está longe de ser um esporte de alto impacto, e nosso corpo está absolutamente adaptado para receber essa força.

Mas afinal… porque tanta lesão, então? Isso acontece principalmente porque, na pressa de emagracer, seja para o verão, para as férias, para o casamento, ou por qualquer outro motivo, a praticante quer progredir rápido no treino e, na maioria das vezes, essa progressão é feita de forma aleatória e desordenada.

 

Veja algumas dicas de como evitar as lesões na corrida:

– Comece sempre alterando corrida com caminhadas;

– Alterne a corrida com outros exercícios aeróbicos diferentes, para garantir o descanso do músculo e das articulaçõe;

– Tenha dia de folga;

– Adapte primeiro seu corpo a uma nova distância para depois aumentar a velocidade do treino, pois o aumento de velocidade está relacionado ao aumento do

impacto;

– Aumente no máximo 10% da distância por semana;

– Alterne os tipos de piso onde voce vai correr: areia, terra e grama amortecem mais o impacto que o asfalto;

– Faça exercícios de fortalecimento muscular para pernas, em espcial para a parte posterior da coxa: músculos fortes protegem as articulações e evitam lesões;

– Use um calçado que seja confortável para você, mas não pense que ele vai reduzir o impacto da sua corrida e te livrar de uma lesão. Mais importante que escolher um bom calçado para correr, é escolher um bom profissional que possa orientá-la no planejamento da sua corrida, respeitando sua atual condição física, seus objetivos e suas limitações.

Beijos!

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019