Sinceramente, as séries de academia parecem “eternamente intermináveis”, que só produzem dores e não resultados. Gasta-se horas em academias revezando aparelho, numa atividade monótona, cansativa e nada produtiva. Você já se sentiu assim ao lembrar que hoje é dia de treino? Você já se matriculou centenas de vezes na academia e nunca completou 1 série? Isso porque as pessoas elegem prioridades, mas que muitas vezes estão embasadas não em suas necessidades, mas em seus prazeres. O prazer é um mecanismo que possuímos para que tenhamos motivação para certas atividades essenciais. Comer é uma delas. Quando o homem vivia em cavernas, ele tinha no prazer a motivação para sair de sua caverna e procurar a sua subsistência.
Os centros cerebrais responsáveis pelo prazer estão intimamente ligados a nossas necessidades básicas. Comer e dormir, por exemplo, são atividades básicas para a sobrevivência e que podem ser altamente prazerosas. E nesse contexto, como tornar o seu treino prazeroso? É o que vou tentar te mostrar!
As pessoas tendem a acreditar que motivação é algo externo, que está diretamente ligada a fatores como ambiente e convívio. Pois bem, sinto em te informar que isso até influencia, mas a motivação nasce de outra coisa: o hábito!
Somente desta forma, será possível lançar mão de estratégias para que você aumente seu prazer em treinar. Agora, se tudo for mais importante do que o seu treino e você não completa nem uma semana na academia, ficará difícil encontrar uma solução.
Um caso que ilustra isso muito bem é o do enfartado. Eu conheço uma centena de pessoas que jamais se dedicava a treinar, manter uma dieta minimamente saudável e cuidar da saúde. Os afazeres domésticos, o trabalho e a diversão sempre foram mais importante. Até que um dia esta pessoa infartou!
Com auxilio de técnicas avançadas de medicina, estas pessoas conseguiram sair sem maiores sequelas ou dificuldades do quadro de infarto! Poucas semanas depois, estas pessoas passaram a adotar um estilo de vida saudável e mudaram de vida! Seu trabalho não mudou e nem suas tarefas domésticas, o que mudou foram as suas prioridades.
E não é raro conhecermos pessoas que tiveram que mudar suas prioridades para manterem-se vivas e descobriram no exercício físico uma possibilidade prazerosa de passar o tempo! Seja na musculação, nas lutas, na dança ou na corrida de rua, tais pessoas passaram a sentir prazer em treinar e com isso, o que era obrigação, passou a ser parte da rotina!
Sei que nem sempre isso é fácil. Sou humano e também tenho momentos de fraqueza. Porém, ter prazer em treinar é algo que não acontece da noite para o dia, mas é o resultado da construção de um hábito!
Até podemos construir estratégias específicas para aumentar o prazer em treinar, mas sem que isso se torne um hábito, os resultados serão mínimos e superficiais!
Veja agora algumas maneiras de aumentar o seu prazer em treinar!
O dicionário define hábito como sendo “disposição duradoura que é adquirida pela repetição de um ato de maneira frequente, uso ou costume”. Perceba que o principal ponto a ser levado em conta é a questão da repetição.
Alguns pesquisadores americanos dizem que após 30 dias repetindo determinada situação diariamente, temos um novo hábito “gravado” em nossos comportamentos. Neste ponto, podemos entender porque os adeptos do “projeto verão” nunca tem sucesso.
Para te ajudar, vamos delimitar algumas estratégias para tornar a prática de exercícios físicos um hábito e com isso, adquirir prazer em praticá-los:
Se você está saindo do sedentarismo ou vem a um certo tempo sem treinar, foque com grande intensidade nos primeiros 30 dias. Eles serão fundamentais para que você volte a ter resultados e adquira prazer em treinar. Não falte um dia sequer, estabeleça metas e diga a si mesmo (a) que você precisa atingi-las.
Toda vez que se pegar falando que não consegue, ou que você não nasceu para isso, repita pelo menos 10 vezes uma frase oposta (tipo eu consigo, eu sei que sou capaz). A neurociência vem mostrando que a programação neuro-linguistica é fundamental na melhora de nossos comportamentos e hábitos. Use-a a seu favor!
Não adianta ter como meta não faltar a nenhum treino durante os próximos 3 anos. Você precisa começar com metas pequenas. Inicie com uma semana, depois um mês e assim sucessivamente. Isso vale tanto para dieta, como para o treino. Assim, fica mais fácil manter o foco!
Poucas coisas são tão importantes na manutenção e criação de hábitos, do que o ambiente em que você vive! Por isso, busque conviver com pessoas positivas, que traçam e principalmente, alcançam suas metas e que não se misturam ao senso comum. Isso fará com que você tenha muito mais facilidade em ter prazer de treinar!
Se nada disso der certo, convença-se quem muita coisa é frescura e que você precisa treinar para ter resultados, seja em saúde ou estética! Existem coisas que tem que ser feitas para seu próprio bem! Ninguém sente vontade de escovar os dentes, mas se você fizer isso diariamente, se torna um hábito e você sentirá falta se não fizer. Com o treino é mesma coisa!
Sentir prazer em treinar é algo fundamental para que você alcance suas metas. Por isso, trabalhe não apenas seus músculos, mas também suas crenças e preparo psicológico. Desta maneira, não apenas seus treinos irão melhorar, mas sua vida num todo. Quem quer, dá um jeito, não é? Bons treinos!
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…