A Medicina que foca na Prevenção surge como um apelo, um grito de socorro, daqueles que não se conformam em envelhecer sem qualidade de vida e saúde, padecendo de doenças tidas como normais do processo do envelhecimento.
Esta Medicina não abandona os conceitos da medicina tradicional, mas dá aos hábitos de vida e atitudes, uma ênfase muito maior. Não se limita simplesmente aos remédios e a tratar doenças, mas sim, ensina a repensar a vida no geral.
O objetivo é manter os indivíduos saudáveis, atuando de forma preventiva e preditiva, antes que os problemas e comorbidades do envelhecimento se manifestem. A meta é a manutenção da plenitude da capacidade funcional e metabólica, permitindo que tanto homens quanto mulheres envelheçam de forma mais saudável e produtiva.
Não podemos mais fechar os olhos para o fato de que estamos vivendo cada vez mais. A Longevidade aumenta a passos largos, e o grande desafio tem sido equalizar a quantidade de anos que estamos ganhando, com uma melhor qualidade de vida.
Esta medicina não é capaz de parar o tempo, mas pode atrasar o nosso relógio biológico, reduzindo substantivamente a velocidade com que envelhecemos, minimizando, desta forma, as possibilidades de patologias, uma vez que iremos repor e receber todas as matérias primas necessárias e indispensáveis ao nosso equilíbrio. O que conhecemos como doença, nada mais é do que a soma das carências graduais, crônicas e cumulativas de matérias-primas básicas de que o nosso corpo necessita para funcionar com perfeição.
A questão agora então, não é apenas viver mais, mas sim, viver mais e melhor.
Tanto para as mulheres, quanto para os homens, esta medicina objetiva reduzir, parar e, em alguns casos, reverter os processos degenerativos do envelhecimento, buscando devolver ao paciente máxima qualidade de vida.
Ela visa ajustar o organismo, principalmente em relação a menopausa e a andropausa e em a toda deficiência glandular: desde baixa libido e desmotivação sexual, dificuldade de perder de peso e adquirir massa muscular, falta de energia, cansaço físico e mental, desânimo com a vida, pele desidratada, ressecamento vaginal, secura nos olhos, dificuldades de raciocínio e distúrbios de esquecimento, queda no rendimento físico ou os que simplesmente querem melhorar sua qualidade de vida e retardar seu envelhecimento.
Ela restaura os níveis de energia e vitalidade, melhora a performance sexual, reduz a gordura corporal, aumenta a massa muscular, otimiza o metabolismo, aumenta a capacidade de processamento cerebral e eleva o desempenho físico-respiratório.
Em especial para as mulheres, permite melhorar muito a qualidade de vida na menopausa ou para aquelas que sofrem com sintomas de TPM e suas flutuações hormonais.
A menopausa é o fim da fase reprodutiva da mulher, mas definitivamente, não é o fim da fase produtiva.
Sendo assim, esta medicina ajuda esta mulher a passar por este período com saúde e bem-estar, livre dos efeitos incômodos dos desequilíbrios hormonais.
O tratamento se apóia em cinco pilares básicos para se buscar mais saúde e qualidade de vida:
01) Prática regular de atividade física.
02) Redução do stress físico e mental.
03) Reeducação alimentar de forma a otimizar as respostas endócrino-metabólicas do organismo.
04) Suplementação nutracêutica funcional.
05) Modulação hormonal masculina e feminina com hormônios bioidênticos.
Através de exames laboratoriais, traça-se o perfil hormonal do paciente, detectando-se suas necessidades hormonais, e a partir deste ponto, podemos iniciar um programa individualizado de equilíbrio metabólico compatível com o que se deseja. A proposta consiste em ajustar todos os nossos parâmetros biológicos, metabólicos e hormonais aos mesmos níveis encontrados em um indivíduo de 25 a 30 anos, fase em que todos nós atingimos o apogeu de nossa performance, e idade a partir da qual começamos a envelhecer. Portanto, para uma ótima resposta metabólica buscamos resgatar os níveis hormonais compatíveis com a juventude.
A modulação hormonal com hormônios bioidênticos consiste em um extraordinário avanço terapêutico, e que permite obter resultados clínicos seguros e incomparáveis.
Os hormônios bioidênticos são substâncias que tem a estrutura molecular exatamente igual a dos hormônios humanos, obtidos através da engenharia recombinante.
Por esta razão, ocupam o que chamamos de “resposta terapêutica fisiológica”. Além de ser isenta de riscos de câncer, esta resposta é capaz de reduzir de forma substancial o desenvolvimento de certos tipos de tumores do útero, mama e região colorretal.
De forma diversa da modulação hormonal bioidêntica, a terapia hormonal tradicional utiliza hormônios sintéticos, cuja estrutura molecular tridimensional difere dos hormônios humanos. Ao se acoplarem aos receptores celulares, suas moléculas produzirão uma “resposta terapêutica farmacológica”, ou seja, as células receberão uma mensagem diferente daquela produzida por um hormônio bioidêntico.
Assim, como a cópia imperfeita de uma chave que entra com dificuldade numa fechadura e às vezes até a danifica, a repetição das mensagens “erradas” produzidas pelo hormônio poderá levar a um aumento da incidência de certos tipos de câncer, principalmente naqueles indivíduos geneticamente susceptíveis ao seu desenvolvimento. Este fato agravado pela confusão de conceitos, informações truncadas e meias verdades induzidas pela mídia, faz com que milhares de pessoas com deficiência hormonal instalada, abandonem e continuem abandonando em massa a reposição hormonal, que para muitos, virou sinônimo de câncer e doença.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a forma como estão envelhecendo e cada vez mais conscientes de que não podem esperar passivamente pelos efeitos que o tempo exerce no organismo. Nós somos responsáveis pela nossa saúde e devemos ter participação ativa sobre isto.
Quem experimenta esta medicina e colhe os frutos dela, geralmente não quer voltar a se sentir envelhecendo ou mesmo sentir sua performance decaindo a olhos vistos. Quem não gosta de se manter jovem, com um corpo bonito e saudável, se sentir pleno e produtivo independente da passagem do tempo?
Todos desejamos ser felizes e temos este direito.
A Modulação Hormonal é solidamente alicerçada em mais de 25 anos ininterruptos de uso clínico, sendo amparada em uma base de mais de 16.000 trabalhos científicos, publicados nos mais importantes e respeitados periódicos e jornais científicos do mundo.
A aceitação e procura tem sido cada vez maior. O médico é hoje em dia, mais do que nunca um grande educador, que tem a missão de informar e levar conhecimento para a população, que muitas vezes fica á margem de novas descobertas na área da medicina, e assim, perde a janela de oportunidade de se beneficiar de todos estes avanços tecnológicos.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…