Muita gente pode achar que é bobeira, mas alguns erros na musculação podem prejudicar a performance e dificultar o caminho para atingir os objetivos traçados. Por isso, fique ligado nos 5 erros mais comuns que, podemos admitir, todo mundo já cometeu.
1- Começar os exercícios sem aquecimento
Você pode achar chato, mas não é à toa que todo educador físico sempre pergunta se você se aqueceu antes de começar alguma atividade física. Além de ajudar no rendimento dos exercícios, o aquecimento evita lesões e inflamações nos músculos e tendões.
Se for preciso, peça ajuda ao instrutor da academia para te ensinar a fazer um aquecimento eficaz e que não roube muito tempo do seu treino. Outra dica é tirar alguns minutinhos do seu treino para fazer pelo menos 5 minutos de esteira ou bicicleta, para seu corpo esquentar e você já ficar preparado para carregar os pesos da musculação.
2- Focar em apenas alguns músculos
Os homens querem ter braços e peitos grandes e musculosos. Já as mulheres, preferem ter coxas torneadas e durinhas e a barriga seca. Apesar de fazer bem ter esses objetivos na cabeça, não se pode esquecer que é necessário exercitar os outros músculos também. Aliás, ninguém quer ficar com o corpo desproporcional, com um peito grande e as pernas finas, não é mesmo? Por isso, o ideal é fazer exercícios que trabalhem todos os músculos do corpo e ir alternando o peso. Por exemplo, muitos acham que o agachamento é somente para as pernas, mas ele consegue trabalhar o corpo todo. Mas, claro, sempre procure um profissional para te passar uma série de exercícios correta, não “invente”, pois pode acabar se machucando ou prejudicar seu treino.
3- Pegar mais peso do que o corpo aguenta
Um dos erros mais comuns de quem pratica musculação é querer levantar muito peso, mais do que o corpo pode aguentar. É necessário se preocupar em fazer o exercício com qualidade, usando os músculos para fazer a série de exercícios, e não em quantidade de peso. Além disso, esse esforço extremo pode ocasionar lesões e câimbras, que provocam bastante dor. Tenha em mente que tudo vai se desenvolvendo ao seu tempo, inclusive o peso do exercício. Portanto, tenha paciência.
4- Achar que seu corpo irá mudar de um dia para o outro
Um dos maus hábitos de quem começa academia é achar que após um mês de treino o corpo irá mudar completamente. Você vai atingir seus objetivos, mas é preciso tempo e paciência. Podemos ver isso no verão, que as academias ficam lotadas, e quando chega o inverno, ninguém continua. O processo é longo e mesmo aquela pessoa que você acha que tem o corpo perfeito já passou por isso também. Portanto, tenha em mente que, com dedicação e esforço, você poderá chegar aonde quiser, basta ter paciência.
5- Ignorar dores e continuar treinando
Todo mundo sabe que a dor indica que algo não está certo e é por isso que ela é um dos maiores sistemas de defesa do nosso corpo. Fez exercício e sentiu dor no músculo ou tendão? Isso pode indicar que é preciso dar um descanso para esse membro e ver o que aconteceu de errado. Pode ser um mal jeito ou até a prática errada do exercício. Confirme com o treinador da sua academia se você está usando o aparelho corretamente, pois, se continuar forçando, pode piorar a situação. Então, se sentiu dor, lembre-se: não force a barra!
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…