Especial da semana: COGUMELOS

No decorrer desta semana vamos falar um pouco sobre um alimento que é muitas vezes confundido como vegetais, porém são fungos, organismos vivos, capazes de se reproduzir, que não têm raízes, folhas, flores ou sementes, estes são os famosos COGUMELOS. 

Eles podem ser cultivados, mas também crescem de forma selvagem em muitas regiões.

Existem diversas espécies de cogumelos que são comestíveis e consumidas pelo mundo todo. Atualmente são conhecidas mais de dez mil, das quais cerca de duas mil são consideradas próprias para consumo e, dentre estas, apenas vinte e cinco são cultivadas comercialmente.

As principais espécies comestíveis cultivadas no Brasil são: Champignon de Paris (A. bisporus), o Shitake (L. edodes) e o Shimeji (Pleurotus spp).

A tecnologia atual permite produzir e conservar por um período maior os cogumelos. Porém deve-se dar preferência ao consumo in natura, pois dessa forma são mantidas as características originais de sabor e textura, alteradas no cogumelo em conserva.

No Brasil não era hábito o consumo desses alimentos. Foi somente na primeira metade do século passado, com a chegada de japoneses e chineses em grande número, que a história do cultivo de cogumelos começou no país e, desde então, o mercado está em constante crescimento, graças à maior divulgação de seu valor nutritivo e nutracêutico e por seu preço ter se tornado mais acessível à população.

Além de serem gastronomicamente apreciados por apresentarem sabor e aroma agradáveis, os cogumelos contém carboidratos, gorduras, fibras, proteínas, ferro, calcio, potássio, iodo, fósforo, e vitaminas do complexo B. O teor dessa composição química varia conforme a espécie e o substrato utilizado para o cultivo da mesma.

Eles podem ser considerados como alimentos funcionais, devido aos seus benefícios, uma vez que podem ser utilizados na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, câncer e hipercolesterolemia, além de apresentarem propriedades antioxidantes e antibióticas.

 

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019