Especialista explica por que você NÃO deve dormir com o celular na cama

Atualmente vivemos hiperconectados. Passamos praticamente o dia inteiro ligados nas redes sociais, mensagens e sites. No entanto, nosso corpo não foi projetado para tanta exposição de luz no período noturno, quando o cérebro começa a reduzir a sua atividade.

Aparelhos como celulares, tablets, computadores e a própria televisão emitem uma grande quantidade de brilho e luz. E dentro desse brilho temos a cor de luz azul. Esse espectro de luz é o mais poderoso redutor da atividade da melatonina, o hormônio do sono.

Essa substância é liberada e absorvida baseado no ciclo claro escuro, ou seja, dia noite. A melatonina além de facilitar o início do sono também é responsável por manter o sono mais tranquilo e estável. Portanto, buscamos durante o período da noite, para melhorar o sono, altos níveis de melatonina.

Pessoas usam o celular antes de dormir, reduzem o efeito da melatonina, demorando mais tempo para iniciar o sono. Além disso, apresentam sono mais fragmentado. Então esse sono leve pode estar sendo causado pelo excesso de luz que vem do seu celular.

Os aparelhos de celular mais novos vêm com uma tecnologia que reduz o espectro de luz azul durante a noite. Ativada, deixa a tela mais amarelada em virtude da ausência da luz azul. Porém mesmo assim o sono não será de plena qualidade.

Quando ficamos mexendo no aparelho estamos independentemente da luz ativando o cérebro, pois ficamos nervosos, ansiosos, achamos algo engraçada ou até mesmo preocupados com email ou mensagem inesperada. Essa ativação cerebral vai também diminuir a qualidade do sono, principalmente em pessoas ansiosas.

Como reduzir os efeitos negativos do celular?

Confira abaixo algumas dicas para reduzir os efeitos negativos do uso do celular durante a noite:

  1. Ative o redutor de luz azul durante o período noturno após as 19h às 7 da manhã. Se você mora em um local que fica escuro mais tarde, ajuste o filtro para esse horário até o amanhecer.
  2. Resolva os seus problemas 1h antes de ir para a cama. Mande mensagem e avise as pessoas que após aquele período você não estará mais disponível para conversar, exceto em casos de emergência.
  3. Tenha um caderno de anotações à beira da cama. Você pode anotar ali suas preocupações e pensamentos e tarefas do dia seguinte. Fazendo isso você evita mexer no celular para checar alguma data ou horário. Você também pode anotar ali alguma ideia ou caso lembre-se de algo no meio da noite, iluminado por abajur ou luminária amarela preferencialmente.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.