Estudo mostra o benefício de suplementos de fibra no tratamento da asma

Os suplementos de fibra solúvel podem se tornar um tratamento complementar, não-farmacológico para pessoas com asma mal gerenciada, de acordo com pesquisadores australianos.

 

O estudo, realizado no centro especializado em pulmões da Universidade de Newcastle, encontrou resultados positivos quanto a suplementos de fibra para tratar a asma.

 

Os pesquisadores deram diariamente a 17 indivíduos com asma estável um suplemento com inulina – uma fibra dietética solúvel – e monitoraram as mudanças no controle da asma, função pulmonar e microbiota intestinal.

 

A professora de ciências biomédicas, Lisa Wood, disse que os resultados preliminares foram surpreendentes e encorajadores.

“A fibra solúvel é uma intervenção que tem sido usada principalmente para doenças associadas com o cólon, mas recentemente descobriu-se que alguns dos mediadores que são produzidos quando a fibra é digerida movem-se para a corrente sanguínea. Lá ela pode afetar a célula imune, e então afetar outros órgãos como os pulmões. Assim, neste estudo, quando as pessoas consumiram a inulina, apresentaram uma redução na sua inflamação das vias aéreas e melhoria no controle da asma.”

 

A asma é uma doença comum das vias aéreas, afetando cerca de um em cada dez australianos. Embora não haja cura para a condição, bons tratamentos estão disponíveis.

 

“E agora precisamos estender esta hipótese para um estudo maior, com maior duração para se obter uma conclusão sólida”, afirmou ela.

 

“Precisamos de financiamento para estudar isso como uma abordagem alternativa, porque realmente não queremos que as intervenções medicamentosas sejam as únicas opções de tratamento.”

 

Entretanto, a Dra. Wood disse que a abordagem realizada no estudo é um método de saúde que qualquer um pode tentar.

“A fibra solúvel está presente em altas concentrações em frutas, vegetais e cereais integrais, por isso, se as pessoas quiserem experimentar esta estratégia, então aumentar os alimentos saudáveis na dieta é certamente uma abordagem sensata.”

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: