Categorias: Bem-EstarSaúde

Mantenha-se cognitivamente flexível com DHA e EPA

De acordo com um novo estudo entre adultos mais velhos, o consumo de ômega-3 oferece o benefício de prevenir cérebros ágeis contra o risco de Alzheimer. Mais precisamente, ele mantém cérebros mais “flexíveis”.

 

O que, exatamente, é a flexibilidade cognitiva e por que esta é uma notícia excelente? A flexibilidade cognitiva é a capacidade de uma pessoa mudar e emitir respostas alternativas diante de uma tarefa ou entre tarefas. Esta qualidade tem sido um pouco esquecida nos estudos em favor da pesquisa sobre a memória. “Mas, na verdade, a flexibilidade cognitiva e outras funções executivas têm sido mostradas para melhor prever o funcionamento diário do que a memória o faz”, disse a Dra. Marta Zamroziewicz, estudante de doutorado da Universidade de Illinois, que trabalhou no estudo liderado por Aron Barbey, professor de neurociência, psicologia e ciência da fala e audição da mesma universidade. “Durante o envelhecimento, estas funções tendem a diminuir mais cedo do que as outras funções cognitivas”, disse ela em um comunicado.

 

O novo estudo, publicado em Frontiers in Aging Neuroscience, incluiu 40 adultos com idades entre 65 e 75, portadores de um gene variante conhecido por contribuir para o risco de desenvolvimento tardio da doença de Alzheimer. Os pesquisadores testaram sua flexibilidade cognitiva e os níveis de DHA e EPA. Em seguida, fotografaram seus cérebros usando imagens de ressonância magnética e fizeram cálculos para a análise dos dados.

 

“Queríamos confirmar se os níveis de ácidos graxos ômega-3 mais elevados estariam relacionados quanto à melhora da flexibilidade cognitiva, e, de fato, confirmamos isto”, relatou Zamroziewicz. “Também confirmamos que esses níveis mais altos se relacionaram com um maior volume do córtex cingulado anterior. Por fim, fomos capazes de mostrar que o maior volume do córtex cingulado anterior é um intermediário na relação entre ácidos graxos ômega-3 e flexibilidade cognitiva.”

 

A pesquisa reforça o crescente corpo de dados que sugere o elo crítico entre as deficiências nutricionais, deficiências cognitivas e distúrbios neurológicos como a doença de Alzheimer. “Nossos resultados adicionam à evidência de que a nutrição ideal ajuda a preservar a função cognitiva, retardar a progressão do envelhecimento e reduzir a incidência de doenças debilitantes em populações de adultos mais velhos saudáveis”.

 

Isso também pode ajudar com os transtornos do humor. No ano passado, um estudo sugeriu que o ômega-3 pode ajudar as populações com maior probabilidade de depressão relacionada à inflamação.

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019