Categorias: NutriçãoSaúde

O consumo de amêndoas ajuda a reduzir o colesterol total e LDL

De acordo com o resultado de uma meta análise e revisão sistêmica de estudos randomizados e controlados, os profissionais de saúde que recomendam o consumo de amêndoas podem se sentir seguros e felizes por tal procedimento.  O estudo, publicado em Journal of Nutritional Science, mostra que comer amêndoas pode reduzir o colesterol total, colesterol LDL (“ruim”) e triglicerídeos, sem ter impacto significativo nos níveis de colesterol HDL (“bom”).

 

Dezoito estudos considerados relevantes (e vinte e sete amostras estratificadas) foram incluídos baseando-se em critérios estabelecidos, tendo os 837 participantes uma média de consumo de amêndoas de 20 a 113 gramas por dia. Quando os dados foram agrupados, a redução no colesterol total foi de 5,92 mg/dL. Entre aqueles que a quantidade de amêndoas consumidas foi de pelo menos 45 g/dia, a redução no colesterol total foi de 8,20 mg/dL.

 

Da mesma forma, quando os dados de todos os estudos foram agrupados, a redução do colesterol LDL foi de 4,80 mg/dL. As reduções foram de 5,10 mg/dL e 6,11 mg/dL quando a meta-análise foi restrita aos estudos nos quais pelo menos 45g de amêndoas foram consumidas por dia e nos quais os indivíduos tinham níveis elevados de colesterol LDL no início do estudo, respectivamente.

 

Os autores notam que o mecanismo pelo qual o consumo de oleaginosas favorece alterações do perfil lipídico (colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos) não é totalmente compreendido até a data. Densas em valores nutritivos (entre os quais, fibra, vitamina E, riboflavina, magnésio), no caso das amêndoas, elas oferecem um perfil de ácido graxo favorável, além de conter outros constituintes como esteróis e flavonoides, os quais, coletivamente, devem ser importantes para este mecanismo de melhora do perfil lipídico e risco de doença cardíaca. Adicionalmente, é possível que as mudanças favoráveis com o consumo de amêndoas estejam relacionadas, pelo menos em parte, a melhorias concomitantes no peso e na composição corporal: “Em vários dos estudos que foram incluídos em nossa meta-análise houve reduções significativas no peso corporal com o consumo de amêndoas em relação ao controle”, escreveram os autores.

 

“O consumo de amêndoas como parte de uma dieta saudável deve ser encorajado a fim de melhorar os níveis de lipídios no sangue e reduzir o risco de doença cardíaca”, concluem.

 

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019