O consumo diário de 100g de chocolate está associado com menor risco de eventos cardiovasculares, conclui estudo prospectivo publicado na revista Heart com dados do EPIC – uma investigação prospectiva europeia sobre o câncer (coorte de Norfolk, Inglaterra).
A ingestão de chocolate foi quantificada por uma revisão sistemática utilizando-se o questionário de frequência alimentar preenchido por 20.951 homens e mulheres, entre 1993 e 1997, e os desfechos cardiovasculares foram apurados até março de 2008 (média de acompanhamento de 11.3 anos). Foram também revisados dados internacionais publicados sobre as evidências do chocolate e as doenças cardiovasculares, um adicional de 158.000 pessoas.
Cerca de um em cada cinco (20%) participantes disse que não comia chocolate, mas entre os outros, o consumo diário médio era de 7g, com alguns consumindo até 100g.
Níveis mais altos de consumo foram associados com idade mais jovem, menor peso (IMC) e melhor relação cintura/quadril: pressão arterial sistólica, proteínas inflamatórias, diabetes, e mais atividade física regular — todos benéficos na prevenção de doença cardiovascular.
Os cálculos mostraram que, em comparação com aqueles que não comiam chocolate, o maior consumo foi associado a um risco 11% menor de doença cardiovascular, risco 25% menor de morte associada e, tendo em conta os fatores dietéticos, risco 9% menor de internação ou morte como resultado de doença coronária.
Estes resultados observacionais não podem trazer conclusões definitivas, mas, em adição à evidência cumulativa, sugere que uma maior ingestão de chocolate está associada com um menor risco de eventos cardiovasculares futuros. Para as pessoas preocupadas com o risco cardiovascular, não parece haver nenhuma evidência para que o chocolate seja evitado. Mas, é importante observar a escolha do chocolate: sem ou com o mínimo de adição de açúcar, e com alta concentração de cacau.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…