Quando o indivíduo está sob pressão e/ou se sente ameaçado, seja por motivos de competição esportiva ou problemas pessoais, seus pensamentos são direcionados para a solução daquilo que o atormenta, voluntária ou involuntariamente.
Com isso, sua ansiedade e medo aumentam, surge o estresse negativo (distresse), causando tensão muscular e redução da atenção para atividades práticas. Tal quadro pode levar o atleta a cometer movimentos inadequados, resultando em lesão muscular.
Faz-se necessária a boa administração desse estresse durante a prática esportiva. Ao se perceber num quadro de tensão emocional e distração, é benéfico buscar um foco no exercício, seja com contagem das repetições durante as séries em voz alta, ou direcionando os pensamentos para os movimentos que se está a realizar, sentindo cada músculo que é exercitado.
É importante que o treinador/personal esteja atento aos momentos de distração de seus assessorados, mostrando-se mais acolhedor e fazendo um treino mais leve se for o caso, sempre estimulando o foco para a atividade, ciente de que nessas condições há mais riscos de lesões acontecerem.
A intenção dessas técnicas é mudar o foco do pensamento que está concentrado no problema, para a execução da tarefa. Entretanto, quando um assunto exige atenção, essa atenção precisa ser dada e a problemática trabalhada.
O segredo está em se organizar mentalmente, refletir sobre a questão fora do momento do treino, reservando um tempo para se dedicar a cada coisa.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…