A astaxantina, um pigmento encontrado no salmão, Krill, camarão e outros alimentos, é um dos mais potentes antioxidantes entre os carotenoides. A investigação científica sobre suas propriedades associadas com a saúde é bastante recente, expondo uma série de benefícios impressionantes. Até agora, este poderoso carotenoide tem sido associado a efeitos protetores contra fatores de risco da doença cardiovascular, problemas oculares e uma série de outras condições.
A astaxantina oferece proteção cardiovascular
Estudos descobriram a capacidade da astaxantina para inibir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL), levando os pesquisadores a concluir que ela pode ajudar a proteger contra aterosclerose.
Outras pesquisas têm mostrado efeitos cardioprotetores da astaxantina que podem ser atribuídos à sua atividade antioxidante e ação anti-inflamatória tal como evidenciado por uma redução nos níveis da proteína C-reativa.
Três meses de suplementação com astaxantina mostrou uma diminuição significativa na oxidação dos ácidos graxos e também um aumento da saudável lipoproteína de alta densidade (HDL). Além disso, os adultos com sobrepeso e obesos apresentaram uma diminuição da peroxidação lipídica, bem como um aumento no nível do antioxidante.
A astaxantina é benéfica para o estômago
As evidências mostram que a astaxantina pode ter um efeito antimicrobiano contra H. pylori, bactéria que tem sido implicada no desenvolvimento de úlceras estomacais e câncer de estômago. Além disso, doses elevadas de astaxantina mostraram reduzir os sintomas de refluxo esofágico.
A astaxantina pode aumentar a fertilidade
A astaxantina ainda mostra a promessa para casais que pretendem engravidar. Homens com infertilidade por um ano que tomaram astaxantina por três meses tiveram um aumento nos parâmetros de esperma e fertilidade. As parceiras de mais de 50% dos homens que receberam o suplemento ficaram grávidas até o final do experimento, em comparação com apenas 10,5% no grupo não suplementado.
A astaxantina é benéfica para o equilíbrio da testosterona
A astaxantina demonstrou a capacidade de inibir a enzima 5-alfa-reductase que converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), uma hormona envolvida no aumento da próstata, calvície de padrão masculino e, possivelmente, câncer de próstata.
A astaxantina pode proteger contra a doença renal
O poderoso efeito antioxidante da astaxantina foi demonstrado como protetor das células que rodeiam os vasos sanguíneos nos rins. Essa descoberta sugere que ela poderia ajudar a retardar a progressão da doença renal diabética.
Potenciais benefícios cerebrais
A astaxantina também pode beneficiar o cérebro desde que é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica (sangue-cérebro), a fim de agir sobre as células nervosas. Estudos têm demonstrado que o carotenoide reduz as lesões relacionadas com a isquemia no tecido cerebral.
Além disso, a astaxantina tem mostrado que promove a formação de novas células no hipocampo, uma região do cérebro essencial para a memória de longo prazo. Outras investigações revelaram quatro genes induzidos pela suplementação de astaxantina, que foram correlacionados com o aumento da memória espacial.
A astaxantina suporta a saúde ocular
Nenhuma conversa sobre a astaxantina estaria completa sem mencionar o seu benefício para os olhos: efeitos positivos em humanos com degeneração macular, bem como efeitos protetores em indivíduos com pressão intraocular elevada.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…