O Poder das Pimentas

capsaicina é a substância que dá às pimentas a sensação ardida, e ela também tem diversos benefícios, por exemplo auxilia no processos de perda de peso, sim, ajuda a emagrecer! Ela é considerada um alimento termogênico, portanto, é responsável pela aceleração do metabolismo de quem ingere.

 

Pesquisas mostram que o consumo diário de pimenta pode ajudar a queimar cerca de 100 calorias por semana, parece pouco, mas, toda ajuda é válida certo, afinal cem calorias são 15 minutos na esteira, se podemos ganhar esse benefício apenas ingerindo, sem esforço, acho válido.

 

Um estudo americano utilizou um grupo 25 pessoas, dentre estes 25, haviam 13 que gostavam de pimenta, e 12 que não gostavam. Durante seis semanas, foi oferecida q colher de chá de pimenta vermelha diariamente aos que gostavam do tempero.

 

Adivinhe, ao realizar a medição do metabolismo dos participantes, foi provado que o corpo dos que ingeriram a pimenta estava funcionando de forma mais acelerada, além de que, estes acabavam consumindo uma quantidade menor de calorias nas suas refeições, pois a pimenta também ajuda na sensação de saciedade.

 

E preste atenção, pois a mesma pesquisa mostrou que o consumo da substância em cápsulas não traz os mesmos benefícios, é preciso sentir o ardor da pimenta!

 

Arde mas faz Bem

Pesquisa gaúcha, de Caxias do Sul, mostrou que quem consome regularmente pimenta dedo-de-moça, a mais consumida no Brasil, pode ter uma redução de até 45% nas taxas de colesterol.

 

Pesquisa chinesa mostrou que a capsaicina também é uma grande aliada para reduzir a pressão arterial, pois a substância estimula o aumento de produção do óxido nítrico, que tem uma ação relaxante nos vasos.

 

Existe a especulação de que a pimenta seja também aliada na prevenção do câncer, já que estudiosos defendem que a capsaicina inibe o crescimento de células que podem gerar tumores em órgãos do aparelho digestivo. Pode ser também usado como auxiliar no tratamento da depressão, já que o consumo, a sensação ardidinha na boca leva à liberação dos hormônios responsáveis pelo prazer e bem estar.

 

Além de tudo isso, as pimentas são consideradas importante fonte de:

  • Vitaminas A, C e E
  • Potássio
  • Zinco
  • Ácido fólico
  • Flavonoides

O que estas substâncias têm em comum? Sempre falo delas, pois são poderosos antioxidantes, portanto protegem contra o envelhecimento.

 

Quanto ao limite de consumo, não existe, vai do gosto de cada um, duas pimentas grandes são consideradas a quantidade ideal para o consumo diário. Mas cuidado pois alguns organismos podem ser sensíveis ao consumo da pimenta, portanto vá devagar, experimente uma por uma. observe o que acontece e eleja suas favoritas!

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019