Quando vai ao banheiro, você se vira para dar uma espiada rápida antes de dar a descarga? Se a resposta for negativa…, bem, é hora de começar. Isso porque a cor, odor e consistência de sua urina, para não mencionar a sensação, podem dar pistas do que anda acontecendo em seu corpo: |
Sem ter nada a ver com a sobremesa que comeu, “um cheiro doce na sua urina muitas vezes funciona como uma pista importante no diagnóstico de diabetes”, afirma Holly Phillips, MD, uma especialista da saúde da mulher e médica colaboradora para o canal de televisão americano CBS2 News. E para as pessoas que sabem que têm diabetes, o cheiro doce pode indicar que o seu nível de açúcar no sangue não está sob controle como deveria.
Considere isso como uma dica que pode estar apontando a presença de uma infecção do trato urinário (ITU). “A nebulosidade vem a partir da excreção de bactérias e leucócitos, que são células que combatem a infecção,” diz Phillips. Mesmo que se sinta bem e não apresenta sintomas de ITU, preste atenção a este.
Embora legumes de cor vermelho-púrpura como a beterraba possa ser a culpada, a cor também pode indicar a presença de sangue na urina o que não é um bom sinal. Isso é um sintoma de uma infecção urinária, cálculos renais, ou, em casos raros, câncer de rim ou bexiga, diz Phillips.
A urina não é suposta cheirar a rosas, mas se o mau cheiro é forte (pense: fruta podre ou o fundo de um lago), é uma maneira alarmante de sua bexiga dizer-lhe que há uma infecção, afirma Phillips. E como no caso da urina turva/nebulosa, pode ser a única pista, por isso não a ignore.
Ardor ou até mesmo dor enquanto você urina pode ser causada por uma infecção urinária ou uma DST, como a clamídia ou gonorreia.
Esse é um sinal clássico de uma ITU, que faz com que o revestimento da bexiga e da uretra se torne inflamado e irritado, deixando a sensação de estar constantemente com vontade de urinar, afirma Phillips. Também pode ser um sintoma de cistite intersticial, uma condição difícil de diagnosticar que resulta da pressão crônica da bexiga ou dor.
Você pode estar grávida. Sério, é um sinal precoce desencadeado por alterações hormonais que aceleram o fluxo de sangue a partir dos rins, relata Phillips. Se não for o caso, e você também não poder responsabilizar num aumento no consumo de álcool ou bebidas com cafeína (cafeína e álcool podem fazer você urinar com mais frequência), cheque com o seu médico desde que isso também poderia indicar diabetes ou um tumor.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…