O que é o Catabolismo e como Evitar

O QUE É CATABOLISMO?

Catabolismo é uma situação metabólica em que o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados, principalmente durante o exercício. Além de ter uma diminuição da massa magra, a pessoa terá redução de desempenho.

QUANDO OCORRE O CATABOLISMO?

Além de ocorrer durante o exercício, o catabolismo também ocorre em situações de estresse devido a alterações do hormônio cortisol, que realiza diversas funções no corpo, como ações anti-inflamatórias e respostas imunes. O jejum é um exemplo dessas situações.

COMO EVITAR O CATABOLISMO?

Para não catabolizar existem algumas dicas muito úteis e simples, como alimentar-se várias vezes ao dia [comer a cada 3 horas], dar um tempo de descanso para o corpo após o exercício [nunca praticar exercícios em excesso] e ter uma boa noite de sono. Antes da atividade física também é importante consumir carboidratos de baixo índice glicêmico [maçã, banana com aveia, damasco, lentilha e batata-doce) e após o exercício dar preferência aos carboidratos de alto índice glicêmico [massas, arroz, mandioca e beterraba].

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Ritz - © 2015 - Todos os direitos reservados.