“Chia” O que Você deve Saber antes de Consumir

 

A chia é uma planta que cresce na América Central e criou uma grande reputação devido seus numerosos benefícios que traz para a saúde humana.

Da chia, o que se consome é sua semente, a qual possui propriedade nutricionais como boro, cálcio, ômega 3 e uma variedade de vitaminas.

No México, a chia é consumida em conjunto com alimentos e água fresca, visto que esta semente fornece uma grande quantidade de energia, força e resistência: além de ajudar a regular os níveis de açúcar.

 

O que ela nos fornece?

 

A semente de chia contêm muitíssimas propriedades, tais como: proteínas, cálcio, boro ( mineral que ajuda a fixar o cálcio nos ossos), potássio, ferro, ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e também oligoelementos, como o magnésio, cobre, zinco e vitaminas como a niacina.

A semente de chia é rica em fibras pois contém 11 gramas de fibras em 28 gramas de chia. Se a compararmos com outros alimentos que têm proteína, ela possui duas vezes mais do que qualquer semente, cinco vezes mais cálcio que o leite integral, duas vezes a quantidade de potássio do que a banana, três vezes mais antioxidantes do que o blueberry, três vezes mais ferro do que o espinafre e sete vezes mais ômega 3 do que o salmão. (Segundo informações fornecidas pela Wikipedia).

A chia alcançou seu maior nível de popularidade devido a sua ação expansiva que nos permite sentir saciedade durante horas ajudando, assim, a perda de peso.

Aqui está o problema da principal advertência sobre esta semente.

Rebecca Rawl, especialista em saúde pública, publicou um artigo intitulado “O impacto da semente de chia no esôfago”, tal artigo pode ser encontrado no blog do American College of Gastroenterology.

 

chia-lo-que-debes-sabere

 

 

 

A chia pode absorver e expandir 27 vezes seu peso em água, é por isso que os pacientes com antecedentes de problemas de digestão de alimentos ou com o mal conhecido como refluxo devem ser avisados para consumi-la apenas quando esta tenha sido embebida o suficiente para provocar a expansão total da semente e evitar assim, que ela se expanda dentro do esôfago causando assim um congestionamento sobre ele.

Se o esôfago for impactado pelas sementes, a extração destas sementes pode ser muito complicada e seria necessário a intervenção de ferramentas de extração endoscópicas.

Em poucas palavras, as sementes de chia nunca devem ser ingeridas em seco, pois quando se expandem, podem ficar presas no esôfago.

Se você também estiver tomando medicamentos contra hipertensão, você deve evitar o consumo de chia, já que este alimento possui o efeito de baixar a pressão arterial. Mas, se mesmo assim, você pensa em consumi-la, é melhor que tenha um acompanhamento mais rigoroso de sua pressão.

Se você está tomando medicamentos anticoagulantes, também deve evitar o consumo das sementes de chia, pois a semente contém ômega 3, o qual possui efeitos anticoagulantes e reforçar isto poderia ocasionar hematomas no corpo ou aumentar hemorragias.

Se você sofre de diabetes também deve ter cuidado na hora de consumir a chia, já que muitas vezes, você pode estar fazendo um tratamento com medicamentos para baixar os níveis de açúcar no sangue e a chia tem o mesmo efeito, o qual poderia baixar excessivamente os níveis de açúcar no sangue..

Evite se você sofre de diverticulose, já que a ingestão de fibras sob esta condição deve ser limitada e a chia é um alimento com alto conteúdo de fibras.

Se você tiver feito recentemente uma intervenção cirúrgica no estômago, cólon ou intestinos, incluindo obstrução intestinal, você deve evitar a chia.

E se você sofre de diarreia, é melhor que controle seu consumo de chia, pois este alimento agiliza o processo digestivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:
– La Wikiguia: Cuidado! Lo que debes de conecer antes de consumir la famosa Chia.
– ACG Blog: Watch It Grow: Esophageal Impaction With Chia Seeds

 

 

 

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®