Óleo de Krill – Fonte de Ômega 3 altamente estável e biodisponível

O consumo de peixes marinhos e frutos do mar em geral têm sido recomendados por diversos profissionais da área da saúde como uma intervenção nutricional de longo prazo para preservar a saúde mental, dificultar processos neurodegenerativose otimizar a capacidade cognitiva nos seres humanos. A maioria dos benefícios neurológicos fornecidos pelo consumo frequente de frutos do mar esta relacionada à adequada absorção de ácidos graxos poliinsaturados de ômega-3.

 

Krill, ou Euphausia superb, é o nome genérico de minúsculos camarões que povoam as águas frias do Antártico, constituídos essencialmente por ácidos graxos de Omega-3 de cadeia longa, como o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico), cujos benefícios estão amplamente divulgados. Em norueguês, Krill significa “alimentação de baleia” apesar de os pingüins, as focas, as aves marinhas  também o consumirem.

 

 

  • ÓLEO DE KRILL E SEUS CONSTITUINTES

 

A dieta convencional fornece ao Homem não apenas ácidos graxos do tipo ômega-3, mas também ômega-6. A relação do consumo de ácidos graxos ômega- 6/ômega-3 na dieta deveria ser idealmente de 1:1. No entanto, na dieta ocidental contemporânea a diminuição do consumo de peixe e o aumento da utilização de óleos vegetais ricos em ácidos graxos ômega-6 proporciona um perfil desfavorável dos ácidos graxos ingeridos, o que por sua vez provoca um desequilíbrio com tendência pró-inflamatória e desenvolvimento de certas doenças no organismo.

 

O EPA e DHA são um componente importante no óleo de krill. Numerosos estudos mostraram que estas substâncias melhoraram a qualidade de vida, diminuem o risco de morte prematura, e tem uma influência positiva significativa sobre a saúde humana para uma ampla gama de indicações, como prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias, cognitivas, comportamentais, humor, entre outras.  A administração de EPA e DHA tem sido associada com a melhora cognitiva em um amplo espectro de doenças psiquiátricas, como demonstrado em vários estudos em humanos e animais.

 

Uma característica do Óleo de Krill é que o Ômega 3 está associado aos fosfolipídeos, principalmente a fosfatidilcolina, aumentando em muito sua absorção. Os fosfolípidos do Óleo de Krill têm um contributo adicional, pois melhoram a biodisponibilidade dos ômega-3 e são responsáveis pelo fornecimento de EPA e DHA para os órgãos alvo.

 

Outro ingrediente que torna o Óleo de Krill especial é a presença natural da astaxantina, que é um carotenóide constituinte do Óleo de Krill com potente atividade antioxidante. Isto protege o Óleo de Krill de se oxidar ou ficar “rançoso”, sendo mais estável e mantendo suas qualidades terapêuticas. Além de proteger a oxidação do Óleo de Krill, se está tomando astaxantina também, e esta protege a célula de danos oxidativos e, assim, protegem o corpo humano de uma variedade de doenças.

 

 

  • O QUE A CIÊNCIA DIZ:

 

 

Óleo de krill e Cognição

Um estudo randomizado controlado avaliou o efeito do óleo de krill na função cerebral de voluntários idosos saudáveis. Quarenta e cinco homens com idades entre 61-72 anos foram designados para receber 12 semanas de tratamento com: triglicerídeos de cadeia média como placebo; óleo de krill (omega 3 incorporado a fosfatidilcolina); ou óleo de sardinha (omega 3 incorporado a triglicerídeos). Alterações nas concentrações de oxihemoglobina no córtex cerebral durante as tarefas de memória e de cálculo foram medidos. Os resultados evidenciaram que os ácidos graxos de Omega 3 ativam a função cognitiva, especialmente o óleo de krill, sendo este mais eficaz do que o óleo de sardinha e o placebo.

 

 

Óleo de krill e Ação Antiinflamatória

Um artigo publicado no “Journal of the American CollegeofNutrition” avaliou 90 participantes com doença cardíaca e/ou artrites (osteo ou reumatóide) com níveis elevados de PCR (proteína C reativa). Os voluntários receberam óleo de Krill ou placebo por um período de 30 dias. O PCR é uma medida de inflamação no organismo. A partir do 7º dia de tratamento com Óleo de Krill (300mg dia), houve uma diminuição de 19% dos níveis de CRP. O grupo do placebo exibiu um aumento de 16% do PCR. Pelo dia 30 do tratamento, houve uma redução de 31% do PCR no grupo do óleo de Krill e 32% de aumento no grupo do placebo. Nos pacientes artríticos, houve uma melhoria significativa na dor e nível de rigidez e  uma “redução da incapacidade funcional”.

 

Óleo de krill e Síndrome Pré-Menstrual

O efeito do óleo de Krill na síndrome pré-menstrual (TPM) também foi investigado. Os resultados de um estudo duplo-cego controlado demonstraram que mulheres que tomam suplementos de óleo de Krill relataram menos sintomas da TPM, como dores nas mamas, inchaço e dor nas articulações em comparação com as mulheres que tomaram suplementos de óleo de peixe. As mulheres que tomaram o óleo Krill também ingeriram menos medicação para dor. Ao avaliar o efeito do consumo de óleo de Krill sobre os efeitos emocionais da TPM, as mulheres relataram que tiveram menos e / ou menos intensos sentimentos de estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade. Suspeita-se que o stress emocional reduzido nestas mulheres era devido à influência do DHA sobre a função cerebral, um efeito bem conhecido deste ácido graxo.

 

 

Óleo de krill e triglicerideos/LDL-colesterol

Um ensaio clínico em humanos constatou efeitos positivos do óleo de krill em pacientes com hiperlipidemia, reduzindo significativamente os triglicerídeos (-25%), colesterol total e LDL-colesterol (-39%). Além disso, o consumo do óleo aumentou o HDL-C, em até 60%, e reduziu o nível de glicose no sangue.  Embora os resultados deste estudo sejam intrigantes, não houve ajustes feitos por outros fatores que influenciam como a dieta, sexo, genética, e tabagismo. Os dados do estudo clínico é ainda apoiado por uma série de ensaios pré-clínicos realizados em ratos hiperlipidêmicos e obesos, mostrando resultados semelhantes na modulação de lipídios no sangue, bem como redução de triglicerídeos hepáticos e cardíacos.

 

 

Óleo de krill e Esteatose Hepática

Esteatose Hepática  é uma doença causada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado devido a uma retenção anormal de lipídios. Um dos principais riscos da esteatose é disfunção hepática. O acúmulo de gordura pode também ser acompanhado de uma inflamação progressiva do fígado (hepatite).  Um ensaio clínico humano que foi conduzido em pacientes com doença hepática crônica e demonstrou que a administração de ácidos graxos poliinsaturados ligados a fosfatidilcolina possui ação benéfica no tratamento de doenças crônicas do fígado. O óleo de Krill contém cerca de 40% de fosfolípidos,  e, por conseguinte, tem um elevado potencial para proteger o fígado em doenças hepáticas. Estudo pré-clínico demonstra que o óleo de krill reduz significativamente o peso do fígado e gordura total hepática em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, e sugere que esta substância pode ter valor terapêutico em pacientes com síndrome metabólica e / ou doença hepática gordurosa não alcoólica.

 

 

ÓLEO DE KRILL x ÓLEO DE PEIXE

A principal diferença entre o óleo de krill e o óleo de peixe é o seu elevado teor em antioxidantes e fosfolipídios. Os antioxidantes tornam óleo mais estável, preservando a integridade dos ácidos graxos e os fosfolipídios melhoram a sua absorção pelo organismo, conhecida como biodisponibilidade.

 

A biodisponibilidade é a taxa em que os ácidos graxos do omega-3  são absorvidos pelo nosso organismo e disponibilizados no local da atividade fisiológica. Estudos mostraram que a biodisponibilidade de ácidos graxos ligados a fosfolípidos é melhor do que os ácidos graxos ligados a estil-ester, e, portanto, a absorção é maior nos tecidos alvo, tais como coração, cérebro e fígado.

Outro benefício de suplementos de óleo de krill é que eles não têm sabor de peixe ou odor, eas cápsulas são menores do que a maioria das cápsulas de óleo de peixe, por isso eles são mais fácil de ingerir. Entretanto, a quantidade de ácidos graxos EPA e DHA presentes no óleo de krill estão em menor concentração, em média um terço da composição de um óleo de peixe de qualidade superior.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®