Pãezinhos Proteicos de Atum e Manjericão

Aqui vai uma receita bem prática, simples, e sobre tudo, hiper proteica. Estes pães são tão fáceis e rápidos de fazer que até é um pecado se vocês não tentarem isto em casa! São de atum mas podem fazer com frango, salmão, peru, ou qualquer outra proteína que se lembrarem.

Ingredientes: (para 6 pães)

  • 1 Lata de Atum em água ou azeite bem escorrida (80g peso escorrido)
  • 2 Ovos
  • 2 Folhas de manjericão fresco ou uns pós da erva seca.
  • 180g Grão de bico em lata(peso escorrido)
  • Pimenta preta q.b.
  • 1/2 Colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 Colher de chá de sumo de limão

 

Preparação:

– Colocar todos os ingredientes dentro de um processador de alimentos e ralar tudo até conseguir uma massa homogénea. Distribuir nas formas de silicone e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 – 20 minutos.

Aconselho a quem utilize atum em água nesta receita, adicionar alguma gordura pois se não os pães ficarão muito secos.

Esta é uma receita base que pode ser alterada quase de uma ponta a outra e o resultado será sempre satisfatório, desde que se mantenham as proporções.
Deixo algumas sugestões de trocas nos ingredientes que podem tentar, seja por questão de gosto pessoal, por perfil nutricional ou por mera opção alimentar.
Em vez de atum: Peito de frango ou peru, salmão, cavala, bacalhau, etc.
Em vez do Grão: Batata doce, castanhas, feijão branco ou para quem quer reduzir nos hidratos: couve flor ou brócolos.
Nota: Ao utilizarem uma proteína baixa em gordura convém adicionar alguma na receita, se não estes pães ficarão muito secos. Podem usar azeite, óleo de coco, manteiga de amendoim, manteiga. etc.
Obviamente em vez de manjericão podem usar outras ervas, com o salmão fica bem a salsa ou coentros, com o frango o tomilho, cominhos, ou alecrim por exemplo.
Podem triplicar esta receita e fazer numa forma maior e depois cortar à fatia, comer como pão recheado ou sozinho, torrar, fazer sandes ou canapés, enfim, esta receita funciona de qualquer maneira.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: