Ela é linda, tem uma cor incrível, dessas que lembram caneta marca-texto. Mas o encanto não termina por aí. Exótica, é conhecida em muitos países de dragon fruit, ou fruta do dragão, em bom português. O nome mais comum no Brasil, porém, é pitaya. Há três variedades, que se diferenciam apenas pela cor de sua camada externa e pelo colorido interno. A Hylocereus polyrhizus tem camada externa rosa forte e é branca na parte interna. Já a Hylocereus megalanthus tem a camada externa pink e apresenta a parte interna vermelha. A Selenicereus undatus tem a camada externa amarela e a parte interna é branca. Todas têm como principal característica o formato peculiar e a pele escamosa. O sabor é similar nas três variedades.
A fruta exótica nasce de uma espécie de cactos. Originária da América Central espalhou-se pelo mundo e tornou-se comum em países da Ásia, como a Indonésia. No Brasil, porém, é cultivada em São Paulo. Com pintinhas pretas, lembra um pouco o kiwi, mas tem uma vantagem: não é necessário descascar para saboreá-la, basta cortar ao meio e comer – com colher, cortando em pedações ou mesmo mordendo, como se fosse uma maçã.
É rica em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a melhorar a saúde cardíaca, uma vez que seus nutrientes ajudam a diminui os níveis do colesterol ruim e, ao mesmo tempo, a melhorar os índices do colesterol bom. Um estudo realizado em 2010 mostrou que o consumo da pitaya pode reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas. Ela também é rica em antioxidantes, que ajudam a combater aos radicais. A fruta do dragão ainda ajuda a eliminar metais pesados do organismo, responsáveis pela formação de tumores. Riquíssima em vitamina C, favorece a imunidade e melhora a textura da pele. Além disso, a fruta ajuda a controlar os níveis de glicemia e a pressão arterial.
Para corredores que adoram uma novidade, a fruta tem ainda outros benefícios: rica em fibras solúveis, tem efeito prébiotico, o que quer dizer que ajuda no funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. Riquíssima em vitamina C, a pitaya é importante para fortalecer a imunidade e melhorar a textura da pele. A pitaya também é rica em ferro e em vitaminas do complexo B. O cálcio e o fósforo ajudam no fortalecimento ósseo na prevenção da osteoporose.

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019