Primeira evidência de aumento do estado mindfulness a partir da prática em computador

Uma prática mindfulness de 5 minutos através de computador aumenta o estado de consciência plena (estado mindfulness), de acordo com um estudo publicado na revista PLoS ONE. Apesar de uma série de práticas mindfulness estarem disponíveis através de aplicativos de smartphones e sites, o estudo é o primeiro a apresentar provas do aumento do estado mindfulness em curto prazo através de sua prática em computador.

 

O estado mindfulness é definido como a atenção reforçada, no presente, e a manutenção de uma consciência aberta e sem julgamentos. Programas de formação em mindfulness mostraram um impacto positivo sobre a saúde mental ao longo de grandes períodos de tempo, tais como estresse, ansiedade, depressão e agressividade.

 

É proposto que existem dois aspectos para a atenção plena ou mindfulness. Aquele visto como um aspecto relativamente estável de personalidade, e o tido como uma habilidade que requer atenção proposital para a sua alteração; por exemplo, concentrar a atenção em detalhes minuciosos de atividade mental que não seriam normalmente notados.

 

Os programas ou cursos de mindfulness muitas vezes envolvem sessões que se estendem ao longo de várias semanas e que exigem um número de horas de participação. Dado o ritmo acelerado da vida moderna, é importante analisar se a prática da técnica por períodos mais curtos pode fornecer benefícios positivos, desde que muitos cursos estão acessíveis on-line.

 

O estudo, realizado por Lynsey Mahmood, Tim Hopthrow e Georgina Randsley de Moura, da Universidade de Kent, investigou se uma prática de mindfulness pelo computador, com duração de 5 minutos, pode aumentar os níveis de atenção plena. O treinamento foi medido em uma amostra não-clínica em 3 partes: em primeiro lugar, com 54 estudantes do ensino médio em um ambiente de laboratório, e em seguida, usando um método inteiramente on-line em duas amostras de 90 e 61 pessoas. Os participantes foram divididos em grupo mindfulness e grupo controle, sendo que todos tiveram medidos seu estado mindfulness antes e depois do experimento.

 

O resultado revelou aumentos significativos do estado mindfulness seguintes à sua prática, mas não no grupo controle. O estudo fornece evidências de que somente 5 minutos de prática mindfulness são suficientes para produzir aumentos no estado de consciência. Além disso, a prática foi eficaz mesmo quando executada on-line e sem qualquer orientação de especialista.

 

Apesar de uma série de práticas mindfulness estarem prontamente disponíveis para a população em geral através de aplicativos de smartphones e sites, o estudo é o primeiro a encontrar evidências de que tais práticas têm o potencial de aumentar o estado de consciência plena.

Deixe uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: Blank Agência Criativa®