Você é daquele tipo de pessoa que arruma mil desculpas para não ir à academia, que diz que não gosta e nem tem tempo para treinos convencionais (como bike e corrida), mas que se rolar uma roda de samba, um sertanejo ou um estilo de música que goste já sente o corpo, involuntariamente, começar a mexer? Sem problemas. Você já encontrou a atividade perfeita para seu estilo e que faz bem ao corpo, mente e coração: se requebrar, quer dizer, dançar!
Não importa o ritmo. Dançar é a forma do corpo falar, de mandar para longe o estresse, de entrarmos em contato conosco e com outras pessoas. Não tem jeito, ela conquista todo mundo, sem limite de idade. E, se ajudar a perder peso, aí é que cai na graça do povo mesmo. “A dança permite emagrecer se divertindo, pois consegue mexer com diversos músculos do corpo e ainda relaxa e traz liberdade corporal”, explica Renato Monteiro, professor de dança de salão. Segundo Monteiro, dançar é uma excelente opção para quem procura um tipo de exercício diferente do convencional, como corrida e academia. Existem modalidades de dança que gastam mais calorias e outras menos. Se apostar em remelexos como a zumba, por exemplo, você pode perder cerca de mil calorias por aula. Sem contar que é um exercício que independe do clima. Então, nada de desculpas como “hoje está frio, eu não vou”. Como é muito divertido, isso nem passará pela sua cabeça.
Deu vergonha?
Acha que tem dois pés esquerdos e vai passar vergonha? Calma. Você pode treinar em casa na frente do espelho ou da TV, com a ajuda do videogame. Hoje há muitos jogos com diversos estilos dançantes para você praticar bastante e se divertir.
Todo tipo de dança é válido para quem quer emagrecer, já que é um exercício físico. Mas existem alguns que podem ser mais eficazes e ainda dar um “up” nos músculos. Confira:
Salsa
Ajuda a tonificar os músculos das pernas e glúteos, melhora a postura, fortalecendo as costas e a parte superior do corpo. Por ser uma dança agitada, estima-se gastar cerca 600 calorias por hora. Ótima para casais que querem dar uma apimentada na relação, já que é uma dança romântica e caliente.
Ballet
Engana-se quem pensa que ballet é só para quem faz desde criança. Muitos estúdios de dança hoje em dia oferecem aulas para adultos, focando no trabalho muscular e na flexibildade. Ajuda no equilíbrio, resistência e força. Gasta-se cerca de 350 calorias por uma hora de aula.
Jazz
O jazz une dança contemporânea, balé e outros tipos de danças internacionais. Gasta-se cerca de 500 calorias por aula. Trabalha todas as partes do corpo, ótimo para tonificação muscular.
Zumba
Mistura diversos ritmos, como salsa, merengue e mambo. Por ser animada, vem ganhando novos adeptos de todas as idades. É possível perder cerca de 1000 calorias em uma hora de dança, mexendo com os glúteos e pernas. Ótima para aliviar o estresse.
Dança de Salão
Bastante procurada por pessoas mais velhas, pois ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação, mas não tem restrição de idade e contagia quem estiver no salão! Gasta-se cerca de 300 calorias por hora.
Samba
Além de ter um alto gasto calórico (cerca de 500 calorias em 1 hora de aula puxada), pode auxiliar na definição do bumbum, pernas e braços.
Vale lembrar que o gasto calórico varia de pessoa para pessoa, pois está relacionado com o peso e a intensidade aplicada na realização do exercício, no caso, da dança. * Gasto de calorias calculado. para uma pessoa de 70kg.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…