Conhecedores da história do sushi afirmam que o oshizushi é a forma mais antiga de sushi, porque teria se desenvolvido a partir do antigo método de preservação do peixe em caixas de arroz fermentado.
O modo de fazer o oshizushi atualmente é muito simples: o arroz e outros ingredientes são prensados em um molde para formar um bloco, que então é cortado em pedaços. A apresentação desse tipo de sushi tem se mostrado muito criativa, pois permite a montagem de infinitos tipos de sushis, desde uma simples (porém deliciosa) dupla arroz – peixe, até sushis em duas camadas, belíssimos!
O tipo clássico, muito apreciado no Japão, é feito com filé de cavalinha marinada em mistura de vinagre e os de duas camadas são conhecidos como “oshizushi à moda de Kioto”. Você pode dispor dos ingredientes de sua preferência em tiras, criando um efeito listrado e muito mais. Expresse a sua imaginação, divirta-se.
Ingredientes básicos para 1 fôrma oshibako, que rende 6 unidades de sushi prensado:
– ½ receita de Arroz para Sushi (veja a receita em nosso site);
– Pasta de Wasabi (opcional);
– Molho de soja shoyu.
Sugestão de ingredientes:
- Calcule cerca de 150g de filé de peixe sem pele para cada fôrma;
- Calcule 12 camarões médios para cada fôrma. Camarões são um ótimo ingrediente, pelo belo visual, mas devem sempre ser fervidos e cortados ao meio no sentido do comprimento, para ficarem bem ajustados ao arroz quando forem prensados;
- Os camarões devem ser fervidos em água, com a casca e a cabeça, mas para que não fiquem curvados, faça assim: segure o camarão com a barriga virada para cima e espete um palito no sentido do comprimento, ao longo de toda a barriga, ou seja, da base da cabeça até o começo do rabo. Não perfure a carne, o palito deve ficar entre a casca e a carne. Coloque em água fervente por aproximadamente 2 minutos, não deixe cozinhar muito, para não ficar “borrachudo”. Retire da água, arranque a cabeça e o rabo e descasque o camarão. Corte ao meio para retirar o fio preto das costas;
- Se for utilizar peixe já cozido calcule 250g para cada fôrma;
- Legumes como pepino, cenoura e aspargos ficam muito bem se misturados ao peixe no oshizushi;
- Folhas como a perilla (shisso) são tradicionalmente usadas no oshizushi e também brotos para enfeitar;
- Use frutas como o abacate e a manga;
- Gergelim, ovas e omelete japonesa também são indicadas.
Modo de fazer:
- Umedeça a fôrma com água para diminuir a aderência dos grãos de arroz;
- Uma das plataformas deve ficar dentro da fôrma e a outra separada, pois será a tampa com a qual você empurrará o arroz e os ingredientes para baixo;
- Coloque os ingredientes escolhidos, arrumando-os da forma que desejar. Se for usar enfeites como rodelas de pimenta, cebolinha picada, brotos ou ovas, não os coloque ainda, adicione somente no final, depois de prensar;
- Coloque o arroz de sushi (deve ocupar cerca de 2/3 da capacidade do oshibako);
- Ajeite o arroz com as pontas dos dedos umedecidas em água;
- Coloque a tampa da fôrma e pressione firmemente, mas sem exceder na força;
- Desenforme o bloco que se formou e use uma faca molhada na água para cortar em 6 pedaços iguais;
- Se você estiver fazendo um oshizushi em duas camadas, divida a porção de arroz em duas partes durante a montagem, mas prense tudo de uma vez só.
Dra. RitzMédica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva.
Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.