Muito tem se falado sobre o uso de proteínas e aminoácidos como forma de suplemento para ganho de massa muscular e otimização da função imune. Mas quando paramos para pensar nos vem aquela infinidade de dúvidas e curiosidades de como que meu corpo utiliza essas proteínas em prol do seu benefício.
Dê uma maneira análoga podemos comparar nossas proteínas a uma construção. Cada parede dessa construção chamaremos de proteína e cada tijolo denominaremos aminoácidos. Acontece que os tijolos dessa grande construção você conseguiu de 2 maneiras: ou você comprou (aminoácidos essenciais – provenientes de dieta) ou você herdou, tendo-os consigo desde quando você nasceu (aminoácidos não essenciais – sintetizado pelo corpo). Ao todo você tem milhares de tijolos disponíveis para construção, porém de distintas marcas. Dos tijolos que você herdou você tem 13 marcas (aminoácidos) disponíveis: alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, arginina, asparagina, glutamina, glicina, ornitina, prolina, serina, taurina, cisteína e tirosina. Já dos tijolos que você comprou você tem 9 diferentes marcas (aminoácidos): histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
Então vamos à construção! Tijolo após tijolo será colocado formando uma parede. Mas as marcas dos tijolos estão misturadas, o que significa que uma parede não será exatamente como a outra. Cada parede terá uma ordem de tijolos diferentes. No corpo as coisas acontecem muito semelhantes. É possível formar uma diversidade de proteínas com todos os aminoácidos citados, com funções, tamanhos, formas, composições e números de aminoácidos distintos. Levando-se como regra que para se obter uma proteína é necessário no mínimo 50 aminoácidos (abaixo dessa quantidade chamamos de peptídeos), mas essa estrutura pode chegar a ter mais de 30.000 aminoácidos.
O corpo recebe os aminoácidos essenciais provenientes da alimentação e suplementação e irá montar uma estrutura proteica junto com os aminoácidos não essenciais de acordo com sua necessidade. Retirando a água do nosso corpo, praticamente 75% da nossa massa é constituída de proteínas/aminoácidos e elas são indispensáveis para crescimento e reparação de tecidos como músculo, pele, cabelos, ossos.Então dá para ter uma noção a grandiosidade e importância que se tem as proteínas. Elas são fundamentais para nosso crescimento e desenvolvimento e estão presentes na grande maioria dos nossos processos endógenos.
Quando nos exercitamos ocorrem microlesões no músculo e para repará-las o corpo utiliza-se dos aminoácidos proveniente das proteínas para corrigir a lesão e promover o ganho de massa muscular.Na falta de aminoácidos para repor essas lesões ou em casos de uma dieta muito restritiva seu corpo retira os aminoácidos dos músculos e você perde massa magra (catabolismo muscular). Acontece também do nosso corpo perder massa muscular num processo natural denominado sarcopenia, que aumenta gradativamente conforme a idade, justificando a importância da ingestão de proteínas, seja por meio da alimentação como pela suplementação.
Mas como mencionado, os aminoácidos não estão focados apenas na reparação e construção muscular. No sistema imune, por exemplo, a formação de anticorpos dependem dos aminoácidos. Ainda podemos destacar a importância dos aminoácidos na produção de neurotransmissores como serotonina, na síntese de hormônios, na formação de óxido nítrico a partir da arginina entre tantas outras funções.
Assim como uma grande construção necessita de tijolos em abundância e de qualidade, o corpo precisa de aminoácidos para exercer sua plena atividade. Esses aminoácidos podem ser provenientes de uma dieta balanceada ou de suplementações proteicas, como whey Protein, proteína da carne, proteína vegetal ou até mesmo a ingestão de aminoácidos livres como a glutamina, leucina, BCAA entre outros. Por isso não deixe sua obra ser embargada por falta de tijolos.
Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…
Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em niveis "ótimos" nossos hormônios.…
Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…
Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…
De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…
A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…