Exercício AERÓBICO, deve ser realizado ANTES ou DEPOIS da MUSCULAÇÃO?

Assunto muito discutido nas academias, o exercício aeróbico é sempre colocado quando o quesito é estética e mudança corporal. É certo dizer que o exercício aeróbico faz bem à saúde, melhora a oxigenação dos tecidos, aumenta a expectativa de vida e mais vários outros benefícios. Porém, quando o objetivo é mudar a composição corporal, alguns pontos devem ser observados com cautela.

O exercício aeróbico, se praticado de forma errada, pode fazer com que você perca massa muscular e até fazer você acumular gordura. É isso mesmo! Você “se mata” na esteira, bicicleta, elíptico ou qualquer outro, a fim de exterminar as terríveis gordurinhas e no final a única coisa que consegue é acumular mais gordura. 

Isso acontece porque o exercício em excesso aumenta a produção de cortisol, hormônio catabólico que reduz os níveis de testosterona, colocando sua massa muscular em risco, além de deixar o metabolismo mais lento, provocando o acúmulo de gordura. Simplesmente, seu corpo irá degradar (quebrar) sua massa muscular para usar como fonte de energia, poupando sua gordura. É triste, mas é verdade.

Sendo assim, se o objetivo é a queima de gordura faça o aeróbico DEPOIS da musculação, com duração de 20 a 30 minutos, não mais que isso. Na musculação, o corpo usa principalmente carboidrato como fonte de energia, que estará em níveis mais baixos depois do treino. Dessa maneira, ao iniciar um exercício aeróbico, seu corpo irá metabolizar (queimar) gordura mais rapidamente, sem passar primeiro pelo processo de usar glicogênio (carboidrato estocado nos músculos e fígado) como substrato energético. As reservas de glicogênio devem estar baixas para começar a lipólise (queima de gordura).

 

E se eu fizer o aeróbico antes da musculação?

 

Nesse caso, você perderá essa vantagem, gastará suas reservas de energia (glicogênio) e seu rendimento na musculação irá diminuir.

Em horário diferente da musculação ou em dias em que você não treina com pesos, o aeróbico pode ser feito com maior duração. Para quem quer ganhar massa muscular e adora fazer exercício aeróbico, a recomendação é diminuir esse tipo de treino, ou se for o caso, até abandoná-lo da sua rotina pelo menos por um período.

Não é impossível ganhar músculos ao praticar exercício aeróbico, mas ele naturalmente irá gerar num gasto energético muito maior que deverá ser reposto para se conseguir hipertrofia, fora as calorias a mais que você precisa ingerir para os músculos crescerem.

Outro ponto de grande importância é a dieta. Não adianta treinar de um jeito ou de outro se não tiver um suporte nutricional de acordo com o seu treino e seu objetivo. Uma boa suplementação ajuda bastante, especialmente para preservar sua massa muscular e fazer seu corpo usar mais gordura como substrato energético.  

 

 

Dra. Ritz

Médica e atleta fisiculturista, realiza palestras por todo o Brasil, divulgando o envelhecimento saudável, a longevidade e a busca por uma vida mais plena e produtiva. Serve de exemplo e estímulo para os seus pacientes, que buscam em sua pessoa, uma fonte de conhecimento, inspiração e exemplo de vida.

Compartilhar
Publicado por
Dra. Ritz

Posts recentes

8 alimentos que Aceleram o Metabolismo (para emagrecer)

Quando falamos em perder peso, o metabolismo possui um papel fundamental nessa função. De forma…

23 de setembro de 2021

Alimentos e bebidas que DIMINUEM a testosterona 😩

Sempre estamos listando os alimentos e suplementos que podem aumentar a sua testosterona, mas já…

22 de setembro de 2021

Pão de Queijo de Batata Doce com Linhaça Dourada

Aos que preferem assistir no conforto do lar, é normal que façam uma preparação especial…

7 de fevereiro de 2019

Quanto tempo demora para vermos Resultados na Musculação

De todas as questões que existem sobre musculação, sem dúvidas, a mais comum é a…

7 de fevereiro de 2019

Vitamina de Banana Híper Proteica

A correria do dia a dia torna a praticidade algo muito relevante para todos nós.…

7 de fevereiro de 2019